CI

Exposição Alimento e Ciência: descubra como a ciência está presente no seu dia a dia

O objetivo é popularizar a ciência e despertar a vocação científica


A ciência e a tecnologia estão inseridas em praticamente todos os contextos da nossa rotina diária: saúde, alimentação, vestuário, lazer, entre outros. Na alimentação, a pesquisa agropecuária exerce um papel determinante para torná-la mais nutritiva, variada e saudável. A exposição "Alimento e Ciência", promovida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), apresenta de forma lúdica e interativa, a partir de modernas tecnologias digitais, parte do trabalho realizado pela Unidade ao público estudantil (ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas) da capital federal no período de 28 de novembro a 06 de dezembro de 2016. O objetivo é popularizar a ciência e despertar a vocação científica.

A exposição é dividida em estações - Banco Genético, Controle Biológico de Pragas, Transgenia e Pesquisa Animal (Clones e Arca de Noé), caixas sensoriais e "papo Embrapa" (espaço dedicado a palestras de pesquisadores da Unidade)- para mostrar o trabalho realizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em prol da sustentabilidade da agricultura brasileira e da segurança alimentar, a partir do desenvolvimento de espécies resistentes a pragas e doenças e tolerantes a mudanças climáticas, entre outras tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos e transferidos ao setor produtivo.

A missão da Unidade é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em recursos genéticos para a sustentabilidade da agricultura brasileira. Ao mesmo tempo em que valoriza e preserva o passado, trabalha na vanguarda da ciência moderna para antecipar e construir o futuro. Na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, os saberes tradicionais e as tecnologias de ponta caminham juntos.

As pesquisas:

Para que os produtos, serviços e tecnologias da Embrapa cheguem à sociedade de forma rápida, eficiente e segura, as pesquisas são divididas em 12 grandes temas, que são:

  • Conservação in situ e manejo de Recursos Genéticos (RG)
  • Conservação ex situ de RG vegetais
  • Parentes silvestres e espécies vegetais nativas
  • Caracterização de RG vegetais visando melhoramento e conservação
  • Conservação e caracterização de RG animais
  • Biologia do desenvolvimento e reprodução animal
  • Desenvolvimento e reprodução vegetal
  • Biotecnologia aplicada a estresses bióticos e abióticos
  • Biologia sintética e Bioinformática
  • Substâncias bioativas e nanomateriais
  • Controle biológico de pragas
  • Quarentena e sanidade vegetal

Esses grandes temas, que reúnem pesquisadores, técnicos e analistas, têm como finalidade conservar e estimular o uso sustentável da diversidade genética, com ênfase no enriquecimento, caracterização e documentação de recursos genéticos animais, vegetais e de micro-organismos cultivados e silvestres (nativos e exóticos). A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é uma das poucas instituições no mundo que trabalham simultaneamente com recursos genéticos vegetais, animais e de micro-organismos.

Recurso genético é a parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O Brasil é privilegiado em relação a esses recursos, já que a sua biodiversidade compreende 20% de todas as espécies de plantas, animais e microrganismos do planeta, o que representa o maior patrimônio biológico do mundo.

Na exposição, estão apresentadas também as pesquisas de biotecnologia, que agregam valor à biodiversidade brasileira; o controle biológico de pragas (saiba mais sobre esse assunto no link https://www.embrapa.br/tema-controle-biologico; a biotecnologia animal e os biorreatores para clonagem de plantas, entre outras atrações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.