Exposição Mangalarga de Taubaté acontece neste sábado

Agronegócio

Exposição Mangalarga de Taubaté acontece neste sábado

Evento, que ocorre pela primeira vez, está entre as principais atrações da nona edição da Feicampo
Por: -Joana
2588 acessos
Evento, que ocorre pela primeira vez, está entre as principais atrações da nona edição da Feicampo


A Exposição Mangalarga de Taubaté levará ao Vale do Paraíba, no interior paulista, toda beleza e versatilidade do cavalo de sela brasileiro. O evento - que acontecerá a partir das 10h do sábado 11 de junho, dentro da programação da 9ª Feicampo - reunirá cerca de cinquenta animais, expostos por tradicionais criatórios da região.

Promovida pelos mangalarguistas Paulo Botossi, Cibele Sales e Pedro Roberto de Paula, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), a mostra do próximo sábado acontecerá nas dependências do Recinto de Exposições do Sindicato Rural de Taubaté. A programação do evento incluirá julgamentos de morfologia e andamentos, cuja pontuação será válida para a disputa do Ranking Mangalarga 2011. Além da classe geral, o evento contará com julgamentos dedicados às categorias de pelagens diferenciadas, das quais participarão animais pampas, alazões amarilhos, tordilhos, castanhos e pretos ou zainos.

A Exposição de Taubaté será a 16ª mostra da raça no ano de 2011. Iniciado no mês de março, na cidade paranaense de Umuarama, o Circuito de Exposições do Cavalo Mangalarga já passou este ano pelas cinco regiões brasileiras. Esta, entretanto, será a primeira vez que a Feicampo recebe um evento oficial do calendário da ABCCRM, comprovando o fortalecimento da presença do cavalo mangalarga na próspera região do Vale do Paraíba, responsável por ligar os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.


Aprimoramento constante

As exposições representam uma ferramenta importantíssima na busca por equinos equilibrados, que conjuguem beleza e funcionalidade. Isso ocorre porque nesses eventos os animais são avaliados em diversos quesitos, com o objetivo de que atinjam o padrão internacional do cavalo de sela, proporcionando assim o constante aprimoramento zootécnico do plantel da raça Mangalarga.

Entre os itens avaliados pelos jurados nas mostras mangalarguistas realizadas por todo País estão a morfologia, a harmonia geral e a caracterização racial de cada um dos animais participantes. Outros pontos analisados pelos juízes são os aprumos dinâmicos, o passo e o andamento dos cavalos e éguas de diferentes idades que participam desses eventos.

Os animais premiados em cada uma das mostras realizadas ao longo da temporada somam pontos para o ranking anual promovido pela ABCCRM. Além de obter uma expressiva valorização, os primeiros colocados dessa lista colocam seus nomes de forma definitiva na história da raça. Exatamente por isso, criadores e expositores de todo País trabalham com afinco para que produtos de seus criatórios acumulem resultados expressivos no decorrer da temporada.
 
 
As informações são da assessoria de imprensa da ABCCRM

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink