ExpoZebu 2008 destaca pecuária sustentável

Agronegócio

ExpoZebu 2008 destaca pecuária sustentável

A 74ª edição da ExpoZebu terá várias atrações voltadas ao produtor, além de discussões envolvendo a representatividade política da ABCZ
Por: -Janice
88 acessos
Em sua 74ª edição, a maior feira de pecuária zebuína do mundo está ainda mais voltada aos aspectos técnicos, ambientais e políticos que envolvem a pecuária. Isso porque a ExpoZebu tem se consolidado, a cada ano, como um ponto de encontro, não só da genética de alta qualidade da zebuinocultura nacional, mas também de discussões importantes no cenário econômico, sanitário e sustentável desse importante segmento do agronegócio. O país, que hoje é maior exportador de carne bovina in natura do mundo, em termos de volume, volta suas atenções para as idéias e necessidades que são expostas durante a feira. Nesse contexto, o público passa, inevitavelmente, a ser segmentado.

Mas a feira também terá aspecto social, tornando-se um ambiente ainda mais familiar, com vários restaurantes e bares tradicionais, além de um . Valorizará talentos da música regional. A boate Café Cowboy será um dos pontos de encontro para quem gosta de dançar e se descontrair com os amigos.

Serão várias atrações voltadas ao produtor, além de discussões envolvendo a representatividade política da ABCZ. A ABCZ abrirá espaço durante a ExpoZebu 2008 para um debate sobre produção pecuária sustentável. Este será o tema da exposição deste ano, uma vez que as exigências internacionais e nacionais caminham para que os produtores produzam cada vez mais de acordo com as legislações ambientais, sem danos ao meio ambiente. Os visitantes da feira assistirão a palestras com profissionais renomados sobre “Produção sustentável para o cerrado”, “Crédito de Carbono”, “Recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Nascentes”, “Cadastro de Compromisso Sócio-Ambiental” e “Visão do Mercado para Produtos Sustentáveis”.

No principal encontro político, as Comissões da Agricultura do Senado e da Câmara dos Deputados reunirão mais de 30 políticos em Uberaba (MG) para discussão de assuntos relacionados ao agronegócio. Essa será a segunda vez que a ExpoZebu reunirá autoridades para colocar os principais assuntos da pecuária no foco de uma ampla discussão. Em 2007, a reunião foi considerada um marco para a descentralização da representatividade política.

Diretor geral do IMA e também presidente do Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), Altino Rodrigues Neto, durante visita de representantes da ABCZ à Belo Horizonte, realizada em dezembro de 2007, sugeriu a realização da reunião do Fonesa durante a feira. Com a realização da reunião em Uberaba/MG, a ExpoZebu receberá todos os representantes dos órgãos de defesa sanitária dos estados brasileiros.

O estande do Governo de Minas estará ainda mais fortalecido com a presença do Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado Gilman Viana. As atividades da Secretaria serão realizadas diretamente da ExpoZebu. Já o pavilhão do Produtor deverá contar com o apoio da FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais) e do Senar. O presidente da federação, Roberto Simões, colocou-se à disposição para investir nesse projeto, que viabilizará a participação de pequenos e médios produtores rurais das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba na ExpoZebu 2008. O projeto está sendo coordenado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Certrim, ABCZ e outras cooperativas da região.

Durante a feira, o Presidente da Asbraer (Associação Brasileira das Empresas de Extensão Rural), José Silva, reunirá os representantes das entidades de assistência técnica de todos os estados na feira. Em todo o país são mais de 16.000 extensionistas, em 5 mil municípios, responsáveis por levar informação e novas tecnologias ao homem do campo.

Muitas outras atrações acontecerão durante a feira. Entre elas, o já tradicional Zebu na Escola, onde crianças aprendem sobre as cadeias produtivas da carne e do leite. O Museu do Zebu trará a “Mostra de uma nova era”, com fotos que marcam a representatividade do Parque Fernando Costa nas últimas sete décadas. A mostra será inaugurada no dia 28 de abril, após o hasteamento das bandeiras, por volta de 9h30min.

A ExpoZebu 2008 deverá receber aproximadamente 3.300 animais. Em 2007, foram 3.200. Serão realizados 47 leilões e seis shoppings de animais. Este ano, o julgamento será diferenciado, com um jurado por raça. A iniciativa da diretoria da entidade tem como objetivo valorizar a atuação do jurado e dar ao julgamento um cunho mais didático.

No ano em que completa 30 anos, o número de argolas do Concurso Leiteiro teve que ser ampliado para maior participação de animais. Este ano serão 62 matrizes concorrentes. A pecuária leiteira vive um bom momento e a procura pela genética de zebuínos leiteiros cresceu nos últimos anos. Crescimento diretamente ligado aos investimentos feitos pelos criadores em melhoramento genético dos animais leiteiros, refletido principalmente na produção das fêmeas.

Nas primeiras edições do Concurso Leiteiro, as matrizes produziam em média cinco quilos de leite/dia. Agora, alguns animais já atingiram médias de até 45 quilos/dia.

A ABCZ realizará, ainda, uma feira do Pró-Genética (Programa de Melhoria Genética do Rebanho Bovino Brasileiro). O evento acontecerá na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Em 2007, o programa comercializou durante a realização de suas feiras 600 touros melhoradores por meio de financiamentos com baixa taxa de juros para pequenos e médios produtores rurais.

O Mérito ABCZ existe desde 1977 e será realizado no dia 10 de maio. A comenda deste ano, que será entregue no dia 10 de maio, homenageará o pecuarista e ex-diretor da ABCZ Aloísio Garcia Borges, o pecuarista e empresário Fidélis Barreto, o pecuarista e ex-presidente da ABCZ Orestes Prata Tibery Júnior, o diretor da ABCZ Paulo Ferolla e o chefe do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Maceió Ulisses C. Acioli Filho.

Na categoria Funcionário, o Mérito será entregue ao colaborador Carlos Sene. Outro homenageado é Hely Caetano pelo trabalho como mascate. Na categoria Mérito Internacional, o homenageado é o mexicano Abelardo Conde Medina. O deputado federal Abelardo Lupion também receberá a homenagem.

Para mais informações sobre a feira, basta acessar um dos sites: www.expozebu.com.br/2008 ou www.abcz.org.br. As informações são da assessora de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink