Extensionistas são capacitados sobre Plano Safra em Santa Maria

Agronegócio

Extensionistas são capacitados sobre Plano Safra em Santa Maria

Extensionistas dos 35 municípios participaram de capacitação realizada na sede do Sindicato Rural, sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2016/2017 (Plano Safra).
Por:
658 acessos

Na sexta-feira (17/06), extensionistas dos 35 municípios de abrangência da região administrativa de Emater/RS-Ascar de Santa Maria, participaram de capacitação realizada na sede do Sindicato Rural, sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2016/2017 (Plano Safra), do Governo Federal, que entrou em vigor no dia primeiro de julho deste ano e se estende até 30 de junho de 2017, destinando R$ 202,88 bilhões de crédito aos produtores rurais brasileiros. 

O treinamento sobre o Plano Safra foi ministrado pelo assistente técnico de organização econômica do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Roblein Cristal Coelho Filho. "A atualização abordou as alterações do Plano Safra 2016/2017 divulgadas recentemente pelo Banco Central, procurando qualificar ainda mais os projetos, visto a prioridade que a atividade de crédito rural tem dentro da Emater, hoje vista como mais uma ferramenta de extensão rural", ressaltou o técnico.

Conforme Roblein, os técnicos que atuam junto ao crédito rural precisam manter-se sempre atualizados. "Além de estarem atentos e por dentro das alterações de regras, os extensionistas precisam buscar aproximação com os agentes financeiros, com informações e orientações que possam contribuir numa tomada de decisão mais segura, e reforçando a importância de uma parceria maior para fazer o projeto que o produtor necessita da melhor maneira possível", afirmou o técnico.

Na região de Santa Maria, a meta de realização para este ano é de 2,5 mil projetos de crédito rural. "Para se atingir essa meta há algumas estratégias como a própria aproximação com os agentes financeiros, a divulgação das normas de crédito e de zoneamentos agrícolas em programas de rádio, TV e jornal, a realização de reuniões e eventos específicos sobre crédito rural, usando as oportunidades para falar sobre crédito, trazendo o assunto para a pauta do dia", disse Roblein.

De acordo com Roblein, o objetivo dessa movimentação é fazer com que a Emater/RS-Ascar seja reconhecida também como uma entidade que trabalha com crédito rural. "Queremos ser reconhecidos por trabalhar com crédito rural de maneira qualificada e não crédito pelo crédito, mas fazendo projetos com qualidade e que sejam uma ferramenta da Extensão Rural para outras atividades na propriedade, ajudando o produtor rural a melhorar sua renda e produção", concluiu Roblein.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink