CI

Fabricantes de automóveis pedem incentivo de Bush ao etanol

A General Motors, Ford e o Grupo Chrysler solicitaram ao presidente dos EUA que incentive a produção de combustíveis alternativos


Os executivos máximos da General Motors, Ford e do Grupo Chrysler solicitaram nesta segunda-feira (26-03) ao presidente americano, George W. Bush, durante uma reunião na Casa Branca, que incentive a produção e distribuição de combustíveis alternativos para reduzir o consumo de gasolina.

Os executivo-chefe da GM, Rick Wagoner, da Ford, Alan Mulally, e do Grupo Chrysler, Tom LaSorda, estavam há quase um ano esperando para se reunir com o presidente Bush para tratar sobre a grave crise que afeta o setor automobilístico americano e o consumo de gasolina.

Bush, que ao início de seu mandato defendeu o uso nos Estados Unidos de veículos com elevado consumo de combustível, mudou seu tom nos últimos anos e chegou a qualificar a dependência do país de petróleo vindo do estrangeiro como um "vício" com conseqüências negativas para a segurança do país.

Após a reunião de hoje, as três empresas automobilísticas americanas emitiram um comunicado no qual qualificaram a discussão com Bush sobre o uso de combustíveis renováveis e alternativos como "aberta e construtiva".

Os três fabricantes assinalaram a Bush que estão prontos para que em 2012 "metade de sua produção anual de veículos" seja capaz de utilizar o combustível E85 (uma mistura do 85% de etanol e 15% de gasolina) ou biodiesel.

O Etanol é um álcool extraído de vegetais como o milho enquanto o biodiesel é o óleo produzido a partir de plantas. Mas os fabricantes solicitaram ao presidente americano "crescentes incentivos" para a produção e distribuição destes combustíveis alternativos.

Os fabricantes calculam que para 2017 os EUA poderiam economizar 140 bilhões de litros de gasolina por ano se todos os fabricantes de automóveis do país se comprometessem a fabricar quantidades similares de veículos capazes de usar o etanol.

Hoje em dia, existem cerca de seis milhões de veículos nas ruas do país que podem funcionar com diversas misturas de etanol e gasolina ou biodiesel. Mas há apenas 1,1 mil bombas de E85 e mil de biodiesel para um total de 170 mil postos de gasolina.

Os três diretores disseram a Bush que se esforçam para produzir veículos elétricos e que utilizam hidrogênio como fonte de energia, mas repetiram a necessidade de um maior investimento no desenvolvimento e pesquisa doméstica de células de energia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.