CI

Faculdades de Agronomia e Veterinária da UFRGS mobilizadas para realização do Congresso Mundial de Produção Animal


Sede pela primeira vez do Congresso Mundial de Produção Mundial, o Brasil é o responsável pela organização e infra-estrutura deste encontro científico internacional que ocorre a cada cinco anos e é promovido pela Associação Mundial de Produção Animal (WAAP). Nesta nona edição, o evento será realizado em Porto Alegre, de 26 a 31 de outubro, dentro da Agromix - Feira Internacional de Tecnologia Agropecuária a ser montada no Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. As Faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul transformaram-se no centro mundial de coordenação do Congresso.

O responsável geral do Congresso, professor Sérgio Nicolaiewsky explica que há uma equipe de cerca de 30 pessoas participando das atividades preparatórias e que vão desde o recebimento de trabalhos científicos até a organização da agenda do evento. A Comissão Científica conta também com dois vices-presidentes da Associação Mundial de Produção Animal, Leonard Bull, dos Estados Unidos, e Fernando Garcia, do Chile.

Do grupo formado para a organização do encontro fazem parte ainda a Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria e os núcleos da Embrapa de Concórdia (SC) e de Pelotas. O dia-a-dia operacional está por conta de professores das Faculdades de Agronomia e Veterinária da UFRGS. Mesmo com o envolvimento na preparação do congresso eles não deixam de lado suas atividades catedráticas e já se acostumaram a fazer o dia render mais do que 24 horas, como comentou um deles.

Um levantamento preliminar dos resumos científicos encaminhados para o IX Congresso Mundial de Produção Animal constatou que as áreas com maior concentração de trabalhos são a nutrição e a produção de gado de corte e de leite, ovinos e caprinos, além de aves e suínos. Os pesquisadores também têm estudos envolvendo o uso de pastagens em áreas florestadas. Os trabalhos visam melhorar a alimentação animal e com isto conseguir eficiência na criação para elevar o desempenho e a produção. Cerca de mil resumos dos trabalhos científicos foram encaminhados à coordenação e serão publicados em um livro. Já os textos completos, que terão prazo até 20 de julho para serem entregues, serão gravados em CD a ser distribuído aos participantes do Congresso e da Agromix.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.