CI

Faeg, Senar Goiás e Sebrae terão ações na Exposição Agropecuária

Faeg, o Senar Goiás e o Sebrae Goiás vão participar da 72ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, que será realizada de 19 a 28 de maio


A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) vão participar da 72ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, que será realizada de 19 a 28 de maio, no Parque de Exposição Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO). A proposta é mostrar ao público, que visitar o evento, a atuação, tanto urbana quanto rural, do Sistema Faeg Senar e tirar dúvidas dos visitantes, assim como apresentar o portfólio de cursos, treinamentos, produtos, programas, projetos e ações da Faeg, Senar Goiás e Sebrae, voltadas para qualificação, capacitação e desenvolvimento da agropecuária goiana. 

O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, participará da abertura oficial da Exposição Agropecuária, que vai ocorrer no dia 19 de maio, às 10 horas, no Parque de Exposição, na capital goiana. Já no dia 22 de maio, às 10 horas, José Mário ministrará palestra a alunos do 3º ano do ensino médio na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). Ele abordará o tema ‘Mercado futuro das profissões das Ciências Agrárias’. Já no dia 23 de maio, às 10 horas, o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, vai debater o mesmo tema com cerca de 130 alunos. O objetivo das palestras é mostrar a importância das profissões que integram as ciências agrárias e traçar cenários e expectativas para esses mercados. 

No dia 20, às 06h30, será realizada palestra sobre ‘A Importância da Preservação da Água e Manuseio do Lixo’ para os tratadores de dos animais. Durante a palestra será feita a coleta de sangue para controle de diabetes e aferição da pressão arterial. Serão distribuídos ainda kits contendo toalha, materiais de higiene pessoal, garrafa para colocar água, sacola, bolsa, boné e camiseta. A ação é uma parceria SGPA, AGCZ e Sistema Faeg Senar.

Estrutura

Com uma grande estrutura localizada na Alameda Cultural no Parque de Exposições, a Faeg, o Senar Goiás e o Sebrae vão promover ações e atividades nos 10 dias do evento, das 9 às 18 horas. Estão programadas demonstrações de cursos e treinamentos, vitrine do artesanato, mini modelos de estrutura de piscicultura em bioflocos, modelo de agroflorestal, sistema PAIS (horta com canteiros circulares e galinheiro no centro), palestras, entre outros. Segundo a gerente de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar Goiás, Samantha Andrade, serão realizadas apenas demonstrações, ilustrando o que é ministrado nos cursos da entidade. “As demonstrações vão ser em formato dinâmico e participativo para os visitantes, no que tange à produção de defumados suínos, panificação e produtos derivados de mandioca e milho, apicultura e produção de mel, produção de cachaça artesanal, assim como produção de melado e rapadura artesanal”, destaca. 

Ela acrescenta ainda que instrutores da entidade estarão à disposição do público para orientar e sanar possíveis dúvidas que possam surgir sobre cursos, treinamentos e programas. Samantha reforça ainda a parceria junto ao Sebrae Goiás, que permitirá disponibilizar o espaço do produtor. “Será destinado para que esse público se sinta acomodado durante a feira, no período em que visita novos produtos e os animais”, enfatiza. 

Exposição

A 72ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás será realizada no período de 19 a 28 de maio. Neste ano, a perspectiva é de mais de 700 animais bovinos nos pavilhões. Segundo a vice-presidente da SGPA, Ana Maria Passani Miranda, a exposição deste ano tem como objetivo proporcionar o encontro das famílias, o encontro dos amigos e o encontro de gerações. “A SGPA teve preocupação de integrar a parte institucional de cursos voltados às ciências agrárias à prática, ou seja, da vivência durante a festa. Vamos ter 50 monitores das diversas de instituições de ensino do Estado, provenientes dos cursos de veterinária, zootecnia e agronomia. Eles estarão presentes na exposição auxiliando expositores, tratadores e a população com orientações técnicas das raças, nutrição entre outros assuntos pertinentes”, afirma.

Ana acrescenta ainda que a feira terá um pavilhão de produção da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), entidade presidida por Vagner Miranda, com animais de criatórios do País todo. O objetivo é mostrar o melhor na genética de zebuínos para maior produção de carnes. “Precisamos de animais com a qualidade da carne à altura do mercado cada dia mais exigente”, diz.

Ficha Técnica
Faeg, Senar Goiás e Sebrae na 72ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás
Data: 19 a 28 de maio de 2017
Local: Exposição Agropecuária Pedro Ludovico Teixeira – Goiânia (GO)
Mais informações: www.faeg.com.br ou www.senargo.org.br 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.