Reunião

Faeg reúne com Agrodefesa para resolver problemas do setor rural

Faeg se reuniu com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária para resolver vários problemas que vem afetando os produtores rurais do Estado de Goiás
Por:
103 acessos

Nesta quinta-feira (3) a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) se reuniu com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para resolver vários problemas que vem afetando os produtores rurais do Estado de Goiás. Dentre esses problemas consta as dificuldades que inúmeros produtores tiveram nas últimas duas semanas por não conseguirem emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), por conta da demora na baixa bancária, em virtude da mudança do sistema de tecnologia da Agrodefesa. 

Na ocasião, o presidente da Agrodefesa, José Manoel, informou que medidas corretivas já foram tomadas e feitas adequações no sistema para que o problema fosse resolvido. Além disso, irá fazer um esclarecimento geral aos seus escritórios regionais e como medida alternativa informará aos produtores para que possam trabalhar com o que chamam de “crédito pré-pago”, onde o produtor poderá depositar um valor maior, como crédito, para haver o pagamento automático à medida que for retirando as GTAs, evitando, assim, o congestionamento e demora no sistema. 

Na próxima semana, iniciará uma campanha com cartazes e folders direcionado aos produtores rurais esclarecendo-os sobre a nova metodologia do novo sistema. Caso os problemas não sejam resolvidos entrar em contato com Carlos responsável pela TI da Agrodefesa no número: (62) 3201-3530 ou repassar as demandas para a Faeg para a tomada de providências junto à Agrodefesa.

Pautas

Além desse problema, outros assuntos foram abordados pela Faeg, como problemas com a falta de funcionários nos horários de expediente, ou de escritórios que funcionam somente meio período do dia ou mesmo que não estão funcionando, gerando transtornos e prejuízos aos produtores. Na ocasião, a Agrodefesa prometeu fazer um levantamento da situação e solicitou à Faeg para que possa repassar em quais regiões estão ocorrendo tais problemas para que possam tomar ações para resolvê-los. 

Outra questão que esteve em discussão, diz respeito à emissão conjunta da GTA com a Nota Fiscal, medida tomada no ano passado por ação da Faeg, para que os produtores possam evitar a autuação pela emissão da GTA e não emissão da nota fiscal. Em algumas regiões de Goiás não estão sendo emitidas conjuntamente, onde a Agrodefesa irá fazer um mapeamento no sistema e verificar onde estão ocorrendo os problemas para resolvê-los. 

Presenças

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente institucional da Faeg, Eduardo Veras, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Caiapônia e Itarumã, Ailton Vilela e Elson Freitas e o diretor Executivo do Ifag, Edson Novaes. Pela Agrodefesa estiveram presentes o presidente José Manoel acompanhado de toda sua diretoria e gerentes. Também estiveram presentes o superintendente da Agricultura da SED, Antônio Flávio Camilo de Lima e representantes de outras entidades do Setor Agropecuário.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink