Faep vai mostrar situação de endividamento dos produtores

Agronegócio

Faep vai mostrar situação de endividamento dos produtores

A produção do PR teve, do segundo semestre de 2004 a 2006, prejuízo de R$ 9,7 bi
Por: -Giuliano
1 acessos

O presidente da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette, vai apresentar em Brasília nesta quarta-feira (20-06), na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), aos parlamentares da bancada paranaense no Congresso Nacional, o estudo da entidade onde mostra a situação crítica em que se encontram os produtores rurais do Paraná em razão do endividamento generalizado. Participam da reunião, além dos deputados, os ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Paulo Bernardo, do Planejamento.

Segundo Meneguette, a produção paranaense teve, do segundo semestre de 2004 até o ano passado, um prejuízo da ordem de R$ 9,7 bilhões. Além de três secas consecutivas, o câmbio desfavorável depreciou o valor de três safras de verão – especialmente as de milho e soja - e duas de grãos de inverno.

Se tivesse sido apenas a estiagem, lembra o presidente da Faep, o Manual de Crédito Agrícola teria resolvido o problema e, mais adiante, num ambiente de normalidade os produtores rurais poderiam reverter a situação. "O problema maior foi a apreciação exagerada do real e a conseqüente queda vertiginosa do valor do dólar que quebraram a normalidade do plantio e comercialização das safras". As informações são da assessoria de imprensa da Faep.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink