CI

Fake news prejudicam agricultura

Ex-CEO da Tyson Foods diz que consumidor atual é "cínico e ingênuo"


Os consumidores de hoje são cínicos e ingênuos, então as pessoas na indústria agrícola precisam assegurar-se de que as mensagens escutadas são precisas, disse Donnie Smith, ex-CEO da Tyson Foods.

Smith, quem se aposentou de seu papel de liderança na maior empresa de frangos dos Estados Unidos no final de 2016, falou sobre a necessidade de contra-atacar as mensagens não precisas que são prevalentes nas redes sociais em uma palestra no campus de Lincoln da Universidade do Nebraska.

Smith contou como em 1938 as pessoas frequentemente sintonizavam seus rádios, o meio de comunicação mais comum da época. Uma famosa transmissão ocorreu quando a Guerra dos Mundos de Orson Welles foi lida no ar. As pessoas literalmente temiam por sua segurança e mesmo suas vidas porque escutaram na época que havia uma invasão marciana.

Embora pareça difícil crer que as pessoas acreditaram nisso naquela época, disse Misth, uma coisa similar está acontecendo hoje. Por outro lado, as redes sociais estão tomando o lugar do rádio e também criando “o medo dos ataques de marcianos” através dos mitos de sobre como a comida é produzida.

Segundo Smith, ss críticos estão enviando mensagens imprecisas, dizendo que a produção agrícola moderna e as novas técnicas são más, como os organismos geneticamente modificados. Eles também compartilham mensagens sobre como os animais da fazenda são maltratados. Smith reconheceu que são poucas as pessoas que não estão fazendo mais pelos animais ou pelo planeta, mas majoritariamente os produtores querem cuidar das suas terras, dos animais e das pessoas que ajudam a alimentar.

“Nós não somos perfeitos e os consumidores são cínicos e ingênuos. Eu acredito que o que precisamos fazer é parar e escutar. Escutar essa matéria sobre o quanto ruim é a agricultura moderna hoje e o quanto estamos preocupados sobre a comida que comemos. Essa é a mensagem que está sendo transmitida hoje, e francamente, mais que a mensagem que Welles transmitiu há 80 anos. Se as pessoas acreditarem nessas histórias, haverá ainda mais danos”, afirmou Smith.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.