Faleceu Derblay Galvão, 'embaixador' da UFSM em Brasília
CI
Imagem: UFSM
PERDA

Faleceu Derblay Galvão, 'embaixador' da UFSM em Brasília

Detentor da Medalha Coração do Rio Grande, por contribuir para o progresso de Santa Maria
Por: -Leonardo Gottems

Faleceu nesta sexta-feira, 16 de Abril, O engenheiro agrônomo Derblay Galvão, ex-reitor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Aos 92 anos e com vasto currículo e serviços prestados à agricultura brasileira, Galvão venceu a COVID-19 no ano passado e se reestabeleceu, porém começou a apresentar sequelas no pulmão, contraiu pneumonia e, após ficar internado por vinte dias, acabou falecendo. 

Filho de Gennaro Galvão e Ayda Collares Galvão, ele nasceu na cidade gaúcha de Montenegro no dia 16/03/1928. Formou-se em Agronomia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e em 1962 foi convidado para ser professor na Faculdade de Agronomia da UFSM, tornando-se posteriormente coordenador deste curso.

Trabalhou ainda como engenheiro agrônomo no Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), sendo escolhido presidente desta entidade em janeiro de 1966. Em 19 de maio do mesmo ano tomou posse no cargo de diretor da Faculdade de Agronomia da UFSM.

Mudou-se para Brasília em 1982, quando foi convidado para assumir um cargo no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), trabalhando em alternância também com outros cargos no Ministério da Educação da época. Casado com Margarida Odete Galvão, aposentado e pai de sete filhos, ele atuava voluntariamente como uma espécie de representante e “embaixador” da UFSM em Brasília. No dia 18 de maio de 2010 foi agraciado com a Medalha Coração do Rio Grande concedida para os cidadãos que contribuíram para o progresso de Santa Maria.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink