CI

Falker aumenta em 30% investimentos para incrementar portfólio

Mesmo com período de turbulência econômica, empresa do setor de agricultura de precisão aposta no setor para confirmar expansão


Apesar do momento turbulento da economia brasileira, que vem afetando o crescimento de empresas nacionais, especialmente pequenos e médios empreendimentos, há quem utilize a crise para buscar expansão de mercado, principalmente no setor agropecuário, que vem demonstrando números que estão segurando o país. Olhando além da crise, os investimentos em tecnologias feitos pelos produtores viram oportunidade para empreendimentos do segmento da Agricultura de Precisão.

Um exemplo é a Falker, empresa de tecnologia para agricultura sediada em Porto Alegre (RS), mas presente em todos estados brasileiros. Ao invés de retração, o empreendimento, que está há dez anos no mercado, aumentou em 30% o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação neste ano para incrementar em 50% o portfólio de produtos que serão ofertados ao mercado consumidor. "Apesar do momento delicado da economia, acreditamos no mercado agrícola e na expansão da Agricultura de Precisão e da busca por informações agronômicas para a gestão agrícola. Por isto, estamos usando o momento de retração para ampliar linha de produtos e estarmos prontos para o próximo ciclo de expansão", observa o diretor da empresa, Marcio Albuquerque.

Os produtos que começarão a ser lançados pela empresa no segundo semestre vão contemplar áreas como agricultura de precisão e controle da irrigação, entre outros itens essenciais na gestão de informações agrícolas. Um destes produtos, que já está em testes junto a clientes parceiros, será único no mercado nacional, com custo 30% menor do que os concorrentes importados que estão no mercado. "A qualidade das informações agronômicas é cada vez mais importante para quem faz a gestão de propriedades rurais. Não podemos ficar apenas importando tecnologias desenvolvidas para outras realidades. Acreditamos na inovação feita aqui, para trazer resultados práticos para os produtores brasileiros", explica o diretor da Falker.

Estes investimentos são baseados na crença de que a Agricultura de Precisão, na qual se aplica os insumos de acordo com a necessidade de cada porção das lavouras, graças a ferramentas como GPS, softwares e equipamentos sofisticados, é apenas a primeira manifestação de maior visibilidade do conceito de Agricultura da Informação. "No mundo empresarial, as melhores práticas recomendam as decisões baseadas em fatos e dados, acompanhadas da melhoria contínua. Na agricultura, deve-se seguir o caminho das decisões baseadas em números e dados. Ao mapear áreas, a Agricultura de Precisão permite o conhecimento de detalhes perdidos no aumento de escala das décadas passadas", salienta Albuquerque. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.