CI

Falta de chuva vai atrasar plantio de soja no País

O problema pode se estender à segunda safra, que também deve ser atingida pelo La Niña


O problema pode se estender à segunda safra, que também deve ser atingida pelo La Niña. Depois de causar florada antecipada no café em São Paulo e no Espírito Santo e perda de produtividade na cevada e no trigo do Paraná, o fenômeno La Niña promete atrasar o plantio de soja da safra 2007/08 no Centro-Oeste e causar fortes veranicos nas lavouras do Sul do País. O tempo mais seco e com chuvas irregulares no período de plantio - entre fim de setembro e novembro - pode atrapalhar os planos dos produtores tanto do Sul como do Centro-Oeste de plantar soja precoce o que, por conseqüência, poderá prejudicar o plantio da segunda safra, a partir de janeiro e fevereiro.

As chuvas já deveriam ter começado no Centro-Oeste na segunda quinzena de agosto, segundo Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "Além do atraso, não há previsão de precipitações na região nos próximos 15 dias", afirma.

O sojicultor que cultiva variedade precoce no Centro-Oeste conta com as chuvas do início de setembro para realizar o plantio, já a partir do final do mesmo mês, segundo explica o pesquisador da Fundação MT, Sérgio Suzuki. Ele conta que o Médio Norte do Estado é a região que mais antecipa o cultivo e, a orientação concedida até agora para que o produtor fique atento às previsões para aproveitar ao máximo as chuvas, nem que para isso tenha que mudar seu cronograma de cultivo. "Pode também ocorrer que, nas regiões onde não se planta tão cedo, isso tenha que ocorrer", explica Suzuki.(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 7)(Fabiana Batista)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.