Falta de chuvas afeta solo para plantio de soja em Dourados/MS

Agronegócio

Falta de chuvas afeta solo para plantio de soja em Dourados/MS

Produtor rural inicia plantio de soja em Dourados em meio a baixo índice de chuvas
Por:
2589 acessos

A falta de chuvas em setembro ainda prejudica o solo para o plantio de soja, que começou esse mês. As chuvas que ocorreram no início do mês ainda não foram suficientes para tornar o solo em condição ideal, mas já amenizaram os impactos. Segundo o pesquisador e agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, ainda faltam 40 mm de chuva para recuperar a umidade ideal do solo. "Até o início de outubro o solo estava seco e o plantio de soja era uma preocupação para os produtores que precisam plantar o mais cedo possível para prevenir que o plantio do milho não seja afetado com riscos de geada num eventual plantio tardio. O que melhorou as condições do solo foi a chuva ocorrida nos dias 13 e 14 deste mês que somaram 50 mm e elevou para satisfatória as condições do solo. Apesar disso são necessários mais 40mm para tornar o solo em condição ideal", destacou.

Segundo o pesquisador, a maioria das lavouras cultivadas encontra-se na fase de emergência ou seja, fase em que a planta vai brotar. Nesse estágio, a cultura não tem grandes exigências de água, como ocorre no estágio reprodutivo da lavoura, porém a umidade é necessária para promover um bom estabelecimento da lavoura por meio da germinação completa das sementes cultivadas, descreve.

Ele explica ainda que o mês de setembro, que tradicionalmente é relativamente chuvoso, com média histórica de 102mm, foi muito seco, pois esse ano, a chuva em setembro foi de apenas 18mm. Apesar de agosto ter sido um mês chuvoso, no mês de setembro a umidade do solo declinou muito.

Campo

O produtor rural Armando Passini diz que a falta de chuvas já causa reflexos em sua plantação de soja. Ele diz que notou o crescimento das plantas de forma diferenciada e que a cada 15 sementes que planta por metro, apenas 12 é germinada. Isto quer dizer que o prejuízo já é de 20% em sua lavoura.

Mesmo assim, Armando está otimista. "Ainda é cedo para falar em perdas, creio que nos próximos dias deva chover e a situação melhore", destaca.

Previsão do tempo

De acordo com o Clima tempo, hoje haverá sol com pancadas de chuvas isoladas a tarde e a noite. A probabilidade de chuva é de 60% com 7mm. As temperaturas variam entre 39º e 24ª graus. Amanhã a previsão é de sol com muitas núvens durante o dia. Periodos de chuva a qualquer momento. A probabilidade de chuva é de 60% com 15mm. Na sexta-feira a probabilidade de chuva é de 75% com 12 mm de chuva. As temperaturas variam entre 36ª e 19º graus.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink