CI

Falta de conhecimento prejudica edição genética

Os pesquisadores estimam que cerca de metade do país acredita que os aditivos alimentares representam um risco grave


Um novo relatório do Pew Research Center, localizado nos Estados Unidos, afirmou que a falta de conhecimento científico está correlacionada com medos indevidos sobre modificação genética, produtos químicos e técnicas comuns na produção de alimentos. Esta é uma das conclusões deste trabalho que analisou a reação dos norte-americanos em relação a uma série de fatores que envolvem a produção de alimentos. 

Os pesquisadores estimam que cerca de metade do país acredita que os aditivos alimentares representam um risco grave para a saúde ao longo do tempo (51%) e um número semelhante acredita que os alimentos geneticamente modificados (GM) ou transgênicas, são piores para a saúde (49%). No entanto, existe uma certa ligação entre um baixo nível de informação científica com o medo de certos alimentos que passaram por técnicas não naturais. 

Nesse cenário, níveis mais baixos de informação científica estão associados a níveis mais elevados de risco percebido, sendo que 43% do grupo com baixo conhecimento científico disse que os pesticidas em produtos representam um grande risco para a saúde de uma pessoa ao longo do tempo, enquanto apenas 20% do grupo com alto nível de alfabetização científica disse a mesma coisa. E 38% daqueles com alto nível de conhecimento científico acreditam que os alimentos transgênicos são piores para a saúde do que os alimentos não transgênicos, enquanto 52% daqueles com baixo conhecimento científico dizem o mesmo. 

Um estudo diferente da Pew descobriu que a maioria dos americanos acredita que os cientistas estão divididos sobre a segurança dos alimentos geneticamente modificados, embora não seja esse o caso. Isso porque, mais de 250 instituições técnicas e científicas em todo o mundo afirmam que são alimentos seguros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.