CI

Falta de fertilizantes preocupa produtores de trigo

Em 2022, a safra saiu ilesa da seca, mesmo assim a estimativa ficou abaixo da projeção do Ministério da Fazenda, de 33,87 milhões divulgada em agosto


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

A colheita de trigo na França, maior produtora da União Europeia, tem preocupado os produtores rurais, já que a escassez de fertilizantes traze riscos para a colheita. Em 2022, a safra saiu ilesa da seca, mesmo assim a estimativa ficou abaixo da projeção do Ministério da Fazenda, de 33,87 milhões divulgada em agosto. 

O trigo soft destinado a panificação, conhecido também como trigo mole, ou trigo de inverno é a especialidade dos franceses, só esse ano 33,60 milhões de toneladas foram produzidas, mesmo assim o cereal ficou abaixo dos 35,4 milhões se comparados ao ano anterior. 

Por causa da seca, culturas como o milho e a batata também poderão ser afetadas na França, apesar das dificuldades, os produtores conseguiram comprar fertilizantes suficientes para a safra de trigo desse ano. Já para 2023, as interrupções na produção de fertilizante na Europa, geram incertezas aos produtores. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.