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Falta de logística de exportação encarece produto brasileiro

A falta de logística encarece em 30% os produtos fabricados no Brasil, dificultando a competição no mercado externo


A falta de logística encarece em 30% os produtos fabricados no Brasil, dificultando a competição no mercado externo. Segundo o presidente do Cexpar (Instituto Centro de Comércio Exterior do Paraná), Zufiro Bosio, "é um

engano pensar que o setor produtivo tem dificuldades em exportar devido a barreiras alfandegárias". Os exportadores alegam que perdem clientes porque os compradores temem que as condições precárias de estradas e portos atrasem as entregas.

Há um consenso, segundo ele, entre os 400 empresários que estão em Curitiba participando do IV Seminário de Transporte, Logística e Exportação, da necessidade de melhoria na infra-estrutura, considerada uma barreira para as exportações. Técnicos do Ministério dos Transportes informaram aos participantes que neste ano a meta é aplicar R$ 3,375 bilhões em rodovias, ferrovias e portos, de um orçamento estimado em R$ 9,9 bilhões. O maior gasto, de R$ 2 bilhões, será com a recuperação de 14 mil quilômetros da malha rodoviária.

Dentre os projetos de melhoria anunciados para o estado do Paraná está a interligação das ferrovias a partir de Pitanga a Guarapuava, chegando a Cascavel. A concorrência já foi feita e as obras começarão em julho. Também está prevista ampliação da pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, além da construção de um duto para o transporte da safra de grãos, da unidade da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em Ponta Grossa até o porto de Paranaguá. Os prejuízos com perdas de grãos, segundo o Cexpar, chegam a US$ 15 milhões em cada safra.

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