CI

Faltam apenas 3% para o RS atingir a meta do plantio de arroz

Chuva que caiu em outubro acabou contribuindo para este atraso


Restam 33.319 hectares de arroz para serem semeados no Rio Grande do Sul, de um total de 1.091.401 hectares estimados para a safra 2016/2017. Da área que ainda não foi semeada, 16.031 hectares ficam na Região Central, com 88,9% dos trabalhos concluídos. A chuva que caiu em outubro acabou contribuindo para este atraso.

A Zona Sul, que superou as expectativas este ano, chegou a 101,2% da área estimada, sendo a primeira região do RS a concluir os trabalhos. De acordo com o coordenador Regional da Zona Sul, André Mattos, o fenômeno climático La Niña foi considerado até ameno para o arroz, comparado ao fenômeno El Niño, realidade enfrentada nas duas safras anteriores, mas fez algumas considerações. “A emergência do arroz acabou ficando um pouco prejudicada, áreas inteiras emergiram ao mesmo tempo, o que dificultou a irrigação. Tivemos um bom desempenho na semeadura e não tão bom assim na irrigação, proporcionando atraso em função dessa emergência abrupta”, explicou o coordenador da Regional.

Em segundo lugar, aparece a Região da Campanha, com 99,8% do plantio concluído e, Fronteira Oeste, com 99,2%. Nas três regiões citadas já é possível considerar a semeadura encerrada. A Planície Costeira Interna tem 95,7% dos trabalhos concluídos e a Planície Costeira Externa, 92,7%. Conforme a expectativa inicial de plantio, de 138.319 hectares para a região da Planície Costeira Externa, hoje faltariam ainda 10.051 hectares, o que corresponde a 7,27% para fechar os 100% previstos. Este pequeno atraso, que extrapola a janela ideal de plantio, não chega a preocupar.

Como bem salientou o coordenador da Regional, Vagner Martini dos Santos, outras medidas preventivas foram tomadas. “Houve um aumento no preparo antecipado em relação aos outros anos e praticamente o dobro da área plantada em relação à safra anterior. Estes, entre outros fatores, criam uma perspectiva favorável para a safra", avalia.

Confira aqui o levantamento completo elaborado pela Política Setorial do Irga.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.