Famasul orienta produtores rurais quanto às medidas de prevenção e combate a incêndios
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,684 (0,11%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (2,18%)

Imagem: Pixabay

MEIO AMBIENTE

Famasul orienta produtores rurais quanto às medidas de prevenção e combate a incêndios

Sistema Famasul vem alertando produtores quanto à necessidade de medidas de prevenção e combate aos focos de incêndio
18 acessos

Preocupado com a atual situação provocada pelas queimadas em Mato Grosso do Sul, especialmente nas últimas semanas, o Sistema Famasul vem alertando produtores e trabalhadores do campo quanto à necessidade de medidas de prevenção e combate aos focos de incêndio em áreas rurais.

Todas as orientações para contenção das chamas, amenização dos prejuízos e proteção da fauna e flora, bem como a integridade física de pessoas, estão sendo repassadas por meio dos 69 sindicatos rurais e dos mais de 200 profissionais que atuam na Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em aproximadamente 5 mil propriedades em todos os municípios do estado.

Medidas como confecção de aceiros ao redor das áreas protegidas (reservas legais, APPs - Áreas de Preservação Permanente), estradas, cercas e edificações como casas, galpões e mangueiros e a organização de equipes das propriedades são fundamentais para minimizar os riscos de incêndio e agilizar o combate. 
Neste momento, torna-se importante manter disponíveis equipamentos para impedir a propagação das chamas como abafadores, tratores, tanques, caminhão pipa, avião agrícola e outros que possam ser utilizados com segurança e eficácia.

“Sabemos que a baixa umidade e as altas temperaturas nesta época do ano favorecem o avanço das queimadas nas áreas rurais. Nesse sentido, mobilizamos todos os sindicatos rurais, enviando recomendações com as principais medidas de prevenção, além da orientação para que fortaleçam suas redes de contato e informação para que, dessa forma, possam auxiliar as autoridades no combate aos incêndios, tanto na região pantaneira quanto em outros municípios como Três Lagoas, Água Clara, Costa Rica e Alcinópolis”, comenta o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Todo produtor pode procurar o sindicato rural de seu município e aderir às capacitações gratuitas que o Sistema Famasul oferece no âmbito de sensibilização, prevenção e combate aos incêndios. Temos hoje os cursos de “Coordenador de Brigadas de Incêndio na Área Rural” e “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, que capacitaram 600 pessoas somente 2019, além da parceria com o Governo do Estado, Reflores/MS, Corpo de Bombeiros e Ibama/MS na campanha anual de conscientização contra as queimadas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink