CI

Famato em Campo aborda a pecuária leiteira de MT

Entre os assuntos que serão abordados estão o diagnóstico da cadeia produtiva

Na próxima sexta-feira (20-07) será realizado o "Famato em Campo Leite", a partir das 8h, na fazenda Irmãos Santos, em São José dos Quatro Marcos (326 km de Cuiabá). A participação é gratuita. O evento é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite) e Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos.


Entre os assuntos que serão abordados estão o diagnóstico da cadeia produtiva do leite, eficiência na produção, nutrição animal e uso de silagem, qualidade do leite e demonstração nos procedimentos de higiene na ordenha.

"Este é o nosso primeiro dia de campo com o foco na produção de leite. Mato Grosso tem potencial para essa atividade econômica e é isso o que pretendemos mostrar no evento. Vamos apresentar o exemplo bem-sucedido de uma propriedade rural que utiliza tecnologia e soluções alternativas para produzir com qualidade e sustentabilidade, melhorando a rentabilidade do produtor", informa o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

Segundo o proprietário, Luiz Santos, a fazenda tem uma produção média diária de 1.050 litros de leite. "Será uma oportunidade de repassar nossos conhecimentos e exemplos aos participantes, mas também de adquirir novas informações com os produtores que nos visitarão e com as palestras que serão apresentadas durante o evento", comenta Santos. Um dos assuntos mais destacados será a Instrução Normativa (IN) 62, que regulamenta a higienização e a qualidade da produção de leite.


A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.

Confira a programação completa do evento:

7h30 – Credenciamento/Café da manhã

8h30 – Abertura

9h30 – Palestra Magna: Diagnóstico da cadeia produtiva do Leite

Palestrante: Otávio Celidonio - Superintendente do Imea

Eficiência na Produção de leite

Palestrante: Roberta Carnevalle - Engenheira Agrônoma e pesquisadora (Embrapa - Sinop)

10h30 às 13h30 – Estação 1: Nutrição Animal e o Uso de Silagem

Palestrante: Paulo Ribeiro de Barros – Médico Veterinário e especialista em produção de ruminantes (IFMT – Cáceres)

Estação 2: Qualidade do Leite (IN 62)

Palestrante: Aguinaldo Manhezzo – Zootecnista (Senar-MT)

Estação 3: Demonstração - Procedimentos de Higiene na Ordenha

13h30 – Encerramento/Almoço

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.