CI

FAO: Coronavírus pode resultar em 83 milhões passando fome

PIB da América Latina deve ter queda histórica


Foto: Pixabay

Como resultado da crise causada pela pandemia do Covid-19, a população em condições de extrema pobreza na América Latina e no Caribe poderia atingir 83,4 milhões de pessoas em 2020. Foi isso que informaram a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

Ambas as organizações apresentaram um relatório conjunto intitulado “Como impedir que a crise do COVID-19 se transforme em crise alimentar: ações urgentes contra a fome na América Latina  e no Caribe”, no qual propõem ações urgentes para enfrentar o aumento da fome resultante da pandemia nos países da região. 

Segundo o relatório, após sete anos de crescimento lento, a América Latina e o Caribe poderão ver a maior queda no PIB regional em um século (-5,3%), o que trará em 2020 um aumento da pobreza extrema de 16 milhões pessoas em relação ao ano anterior, totalizando 83,4 milhões no total. O impacto na fome também será muito significativo, considerando que em 2016-2018 já havia 53,7 milhões de pessoas em grave insegurança alimentar na América Latina. 

Os efeitos da crise já são visíveis nos sistemas alimentares: a vulnerabilidade dos trabalhadores aumentou e os preços domésticos dos alimentos estão subindo mais do que o preço de outros produtos da cesta básica, de acordo com o IPC. Devido ao aumento do desemprego e à queda da renda, milhões de pessoas não conseguem comprar comida suficiente, e muitas outras estão tendo que optar por alimentos mais baratos e de menor qualidade, indicou o relatório. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.