CI

FAO lança aplicativo contra lagarta do cartucho na África

Aplicativo deve aumentar conhecimento sobre lagarta


A Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Unidas (FAO) lançou um aplicativo de celular para permitir aos agricultores, trabalhadores rurais e outros parceiros na “linha de frente” da luta contra a Lagarta do Cartucho (Spodoptera fugiperda) na África para identificar, reportar o nível de infestação e mapear a proliferação do inseto destrutivo, bem como descrever seus inimigos naturais e as medidas mais efetivas para o manejo.  


O Sistema de Monitoramento da Lagarta do Cartucho e de Alerta Precoce traz uma abordagem sobre como o inseto muda ao longo do tempo e pelo espaço para melhorar o conhecimento do seu comportamento na África.


A Lagarta do Cartucho já infectou milhões de hectares de milho na África, ameaçando a segurança alimentar de mais de 300 milhões de pessoas, principalmente de pequenos agricultores. No início de 2018, somente 10 dos 54 estados e territórios africanos não reportaram surtos dessa praga.
“O aplicativo nos ajudará a construir nosso conhecimento coletivo da Lagarta do Cartucho na África e conectará todos os pontos sobre como e onde se espalha para o que faz ela mais fraca e menos danosa”, afirmou Keith Cressman, oficial agrícola sênior da FAO, que liderou o desenvolvimento do aplicativo junto a paceiros das Nações Unidas.


“O aplicativo é útil em dois frontes: para produtores e trabalhadores agrícola no manejo direto dos seus cultivos para prevenir infestações e reduzir danos; e para todos os atores envolvidos no manejo da Lagarta do Cartucho na África com análise vital dos riscos, surtos e manejo”, disse Cressman.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.