CI

FAO lança novo projeto para ajudar agricultores ucranianos

A Ucrânia é um dos cinco maiores exportadores globais de grãos



Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciou em 4 de julho que lançou um novo projeto de US$ 17 milhões para ajudar os agricultores ucranianos a salvar a próxima colheita em julho e agosto, garantindo a exportação de produtos críticos. produtos agrícolas para os mercados internacionais.  

Financiado pelo Japão e implementado em conjunto com o Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, o projeto visa restaurar a capacidade de armazenamento de grãos e a funcionalidade das cadeias de abastecimento no país devastado pela guerra desde a colheita até a exportação, bem como manter a capacidade produtiva dos agricultores ucranianos para permitir produções futuras contínuas.

“Os agricultores da Ucrânia estão alimentando a si mesmos, suas comunidades e milhões de pessoas ao redor do mundo. Garantir que eles possam continuar a produção, armazenar com segurança e acessar mercados alternativos para vender seus produtos é vital para garantir a disponibilidade de alimentos, proteger os meios de subsistência, fortalecer a segurança alimentar na Ucrânia e garantir que outros países dependentes de importação tenham um suprimento constante e suficiente de grãos a um custo gerenciável ”, disse Rein Paulsen, diretor do Escritório de Emergências e Resiliência da FAO.

A Ucrânia é um dos cinco maiores exportadores globais de grãos, fornecendo mais de 45 milhões de toneladas de grãos anualmente para o mercado global. De acordo com o Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, devido ao bloqueio dos portos do Mar Negro , o país ainda tem 18 milhões de toneladas da colheita de cereais e oleaginosas do ano passado em lojas aguardando exportação. Rotas ferroviárias e fluviais alternativas não podem compensar as exportações perdidas por meio do transporte marítimo e os gargalos ao longo de novas e potenciais cadeias de suprimentos que ainda precisam ser resolvidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.