CI

FAO lança Observatório Socioambiental de Segurança Alimentar no RS

Lançamento faz parte da ampla agenda de Muteia para o DMA


Lançamento faz parte da ampla agenda de Muteia para o DMA

Nesta quarta-feira (17), o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Hélder Muteia, fará o lançamento simbólico do Observatório Socioambiental de Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN). O evento ocorre na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O encarregado do núcleo de programas da FAO, Gustavo Chianca, também estará presente.
 
O lançamento faz parte das celebrações pela passagem do Dia e da Semana Mundial da Alimentação 2012 no estado do Rio Grande do Sul, cuja programação reúne cerca de 300 atividades no interior e na capital.
 
O lançamento ocorre após palestra do representante da FAO, sob o tema: “Agricultores cooperativados alimentam o mundo e garantem a segurança alimentar e nutricional”. A atividade será seguida de um painel com pesquisadores de diversas instituições. Para Muteia, todas as celebrações do DMA, realizadas ao redor do mundo, são de extrema importância e leva todos a refletirem sobre o combate à fome e a segurança alimentar.
 
A Semana Mundial da Alimentação contará com uma intensa programação no Rio Grande do Sul. Desde 1981, várias entidades civis e governamentais promovem atividades diversas para celebrar o Dia Mundial da Alimentação. A Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul é coordenada por um grupo de entidades promotoras, entre elas o Consea-RS.
 
No dia 16, Dia Mundial da Alimentação, ocorre a abertura oficial dos eventos no plenário da Assembleia Legislativa, com a presença de parlamentares, conselheiros do Consea-RS, entidades civis e órgãos governamentais, em amplo debate motivado pelo tema “Agricultores cooperativados alimentam o mundo”.
 
O OBSSAN – O observatório propõe-se a atuar como um instrumento de monitoramento da implantação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme o Decreto 7.272/2010, e auxiliar no estabelecimento de políticas de segurança alimentar, com ênfase no fortalecimento da produção agroflorestal e nas condições de reprodução social dos povos indígenas e comunidades tradicionais.
 
O OBSSAN será um espaço de diálogo entre o Consea-RS, academia, instituições de assistência técnica e extensão rural (Ater), setores governamentais e a sociedade civil para o estabelecimento de um fluxo de informações, atualizadas periodicamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.