Soja

Farelo de soja: cotações continuam firmes no mercado brasileiro

Cotações da soja grãos e do farelo de soja estão firmes no mercado brasileiro
Por:
536 acessos

As cotações da soja grãos e do farelo de soja estão firmes no mercado brasileiro. Apesar das chuvas registradas nas últimas semanas na Argentina, as quedas nas produtividades das lavouras de soja são inevitáveis. Além disso, a demanda interna e para exportação está aquecida. Nos portos, os prêmios pagos pela soja subiram com a procura maior, em especial pela China.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, o farelo de soja fechou março cotado, em média, em R$1.345,33 por tonelada, sem o frete. Em relação a fevereiro deste ano o preço subiu 11,2% e na comparação com março de 2017 o alimento concentrado está custando 20,7% a mais este ano.

Em curto e médio prazos, a expectativa é de aumento da oferta de farelo de soja no país, com o crescimento dos esmagamentos. Historicamente os meses de abril, maio e junho são os de maior esmagamento e, consequentemente, maior disponibilidade interna do produto.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima crescimento de 4,1% na produção brasileira de farelo de soja em 2017/2018, no entanto, a demanda interna deverá crescer 1,2% e as exportações 13,3%. Com isso, a expectativa é de preços sustentados nos próximos meses e patamares maiores que os verificados em igual período do ano passado. O período de entressafra nos Estados Unidos é outro fator de sustentação das cotações nos próximos meses.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink