CI

Farelo de soja da Argentina cai para 40% do comércio mundial

A participação  do Brasil permaneceria em torno de 25%


Foto: Ivan Bueno/APPA

A proporção de farelo de soja argentina nos mercados internacionais deve chegar a 39,9% na temporada 2020/21, o menor nível em duas décadas, segundo relatório da Bolsa Comercial de Rosário (BCR). As informações foram divulgadas pela TF Agroeconômica. 

Segundo  estimativas  da  BCR,  a  participação  do Brasil permaneceria em  torno  de 25% e  os  EUA subiriam para 20% neste ciclo. "Embora  a  Argentina  continue  sendo  o  principal fornecedor de farelo de soja, com exportações estimadas para a temporada 2020/21 de cerca de 26,5 milhões de t, a  participação  relativa  do  nosso  país  no  total  mundial cairia para 39,9% pela primeira vez desde 2000/01", disse a BCR no relatório. 

“Isso equivaleria a uma queda de dez pontos percentuais desde a alta registrada na temporada 2016/17, com o Brasil e os EUA como principais beneficiários do relatório. Para o óleo de soja, a Argentina deverá enviar 5,7 milhões de t de óleo na atual temporada de safra, representando 47% do comércio global. Isso  se  compara  com  as  exportações  de  5,4  milhões  de  t  e  uma  participação  de  45%  do  comércio  global  de  óleo vegetal no ciclo anterior”, completa a TF. 

A BCR também estimou que o Brasil e os EUA exportariam aproximadamente 1,2 milhão de t de óleo de soja na safra atual, o que representaria cada um 10% do comércio global. “No geral, o comércio internacional no segmento de óleo soja  deve  superar  a  marca  de  12  milhões  de  t  pela primeira  vez  na  história  este  ano,  representando  um crescimento de  14%  em  relação à média  embarcada na última década, disse a BCR”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.