CI

Farsul avalia levantamento de safra divulgado pela Conab

Para o diretor da Farsul, Jorge Rodrigues, os números da Conab refletem um aumento significativo da ocupação da soja em áreas de outras culturas


A Conab divulgou nessa terça-feira (09-10) o primeiro levantamento da nova safra de grãos no Brasil. A intenção de plantio da safra 2012/2013 aponta para um crescimento recorde de área e de produção, em comparação com a última safra. A área está estimada entre 50,93 e 52,21 milhões de hectares, aumento que pode variar de 0,2% a 2,7%.

Para o diretor da Farsul, Jorge Rodrigues, os números da Conab refletem um aumento significativo da ocupação da soja em áreas de outras culturas, motivado pelo preço do grão no mercado. “No Estado, estimamos um crescimento de 300 mil hectares, que seriam em áreas de milho, pecuária e arroz”, complementa o diretor.

Mas a motivação para o plantio da oleaginosa devido ao preço é visto com cautela pelo dirigente. Ele sugere ao produtor que ferramentas para garantir preço sejam utilizadas “porque esse preço é estimulante, mas mercado é sempre mercado e há riscos.”

Outro fator para cautela é o clima. Mesmo com o aumento estimado da produção, os prejuízos nas lavouras de milho e trigo, terão reflexos no bolso dos produtores afetados. “Não podemos deixar de nos preocupar com o futuro, pois já tivemos em 2004/2005 um cenário parecido com a soja”, lembra Rodrigues.

Ouça a entrevista do diretor Jorge Rodrigues

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.