CI

Feaper beneficia viticultores em Fagundes Varela

Faltando menos de um mês para o início da vindima 2017, produtores de Fagundes Varela se organizam para a colheita da uva


Faltando menos de um mês para o início da vindima 2017, produtores de Fagundes Varela se organizam para a colheita da uva. E, já nesta próxima safra, um grupo de 11 famílias poderá contar com novas caixas plásticas de frutas para realizar a operação de colheita. A entrega das 1.370 caixas ocorreu nessa segunda-feira (19/12), no pátio da Prefeitura.

As caixas plásticas foram financiadas pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com recursos da Participação Popular e Cidadã (PPC), sendo que os agricultores tiveram subsídio parcial de 80% (oitenta por cento) do valor financiado. Os recursos destinam-se ao apoio à fruticultura e olericultura, a partir do Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais e Regionais nas Economias de Base Familiar e Cooperativa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). 

O extensionista social da Emater/RS-Ascar, Airton de Almeida, explica que em 2015 o recurso de R$ 43.543,00 foi disponibilizado pelo Feaper para agricultores do município, então, em reunião, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural foi ecidiu disponibilizar o valor para todas as famílias interessadas e que se enquadrassem no Programa. ?Foi uma forma democrática de garantir que o recurso atinja os fruticultores interessados e que o maior número de famílias seja beneficiado? destaca.

De acordo com o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, a partir daí a Emater/RS-Ascar passou a reunir a documentação necessária e elaborar os projetos de crédito para acessar o benefício. Para ele, ?o esforço para que a entrega das caixas fosse realizado ainda em dezembro foi essencial para que essas famílias pudessem contar com elas já na próxima colheita?.

Na entrega, o prefeito Jean Fernando Sottili destacou o esforço da Emater/RS- Ascar para a consolidação do benefício, ressaltando a parceria e integração entre a prefeitura e a Instituição para o desenvolvimento da agricultura do município. Também participaram da entrega a secretária de Agropecuária Leônia Rigo, o ex-secretário de Agropecuária, Dário Russi, e o vice-prefeito eleito, Dirceu Binda.

Além dessas 11 famílias, outras seis foram beneficiadas pela linha de apoio à fruticultura e olericultura pelo Feaper no município, financiando outros equipamentos para uso na viticultura, sendo que os contratos estão sendo executados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.