CI

Federação da Agricultura lança Frente da Cajucultura Cearense

A Frente contou com a assinatura de mais de 80 produtores e representantes de instituições públicas e privadas


 O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, lançou nesta terça-feira (22) a Frente da Cajucultura Cearense com o objetivo de resgatar as oportunidades do setor no Estado. A Frente foi apresentada durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecúaria Cearense (Agropacto).

"Apesar da regressão na produção e produtividade, o caju é um grande negócio, desde que sejam estabelecidas políticas focadas na cadeia como um todo para incorporação do diferencial tecnológico brasileiro, integração de produção e processamento e aproveitamento integral do caju", informou a Faec.

A Frente contou com a assinatura de mais de 80 produtores e representantes de instituições públicas e privadas. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, que integra a subcomissão de agricultura e políticas de desenvolvimento sustentável na Câmara Federal, presente ao Agropacto, ressaltou que a meta até dezembro é criar uma política nacional para o caju e estabelecer o Funcaju.

Estiveram presentes ao encontro representantes de diversas instituições, produtores, sindicatos, além de secretários municipais e políticos.

O Ceará já foi o maior exportador de castanha de caju e atualmente está na 10ª posição. Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em 2000, o Ceará exportou 28,2 mil toneladas de castanha e em 2016, foram exportadas 12,2 mil toneladas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.