CI

Colheita de feijão na Bahia atrasa e preocupa

Apenas 15% da área colhida, ritmo lento e qualidade dos grãos afetada


Apenas 15% da área total destinada ao cultivo do grão foi colhida até o momento Apenas 15% da área total destinada ao cultivo do grão foi colhida até o momento - Foto: Pixabay

De acordo com o boletim semanal da Conab, a colheita de feijão na Bahia está progredindo a um ritmo mais lento do que o habitual. Apenas 15% da área total destinada ao cultivo do grão foi colhida até o momento. Nas demais regiões onde a colheita também avança, as condições são mais adequadas.

Na Bahia, especialmente na região Central, o progresso das operações de colheita é notável, ainda que esteja ocorrendo a um ritmo mais lento do que o habitual. Apenas 15% da área total destinada ao cultivo de feijão foi colhida até o momento. Esse atraso é particularmente preocupante, dado que a janela de colheita ideal é crucial para maximizar a qualidade e o rendimento dos grãos.

Ainda nas lavouras da Bahia, a qualidade dos grãos colhidos, por sua vez, tem sido considerada boa, embora o rendimento esteja sendo afetado negativamente pela escassez de chuvas. Além disso, a alta incidência de mosca branca, especialmente na região Centro-Norte da Bahia, tem sido um desafio adicional para os produtores. Em contraste, na região Oeste da Bahia, as condições climáticas foram mais favoráveis, resultando em um bom desenvolvimento das lavouras.

Em Minas Gerais, as lavouras tardias estão em processo de colheita e têm se beneficiado de um regime de chuvas mais favorável. No Rio Grande do Sul, as chuvas recentes no Planalto Superior têm impactado o ritmo da colheita.  

No Piauí, a fase inicial da colheita está revelando rendimentos abaixo do esperado, uma consequência direta da irregularidade das chuvas, particularmente no início do ciclo. 

PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 18 a 24 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%

Fonte:Conab

Com mais de 50% das lavouras já colhidas, a colheita do feijão ainda é destaque no Rio Grande do Sul, Piauí e Bahia. Sendo que nos estados do Nordeste as operações de colheita estão se iniciando.

Apesar dos avanços, no mesmo período da safra anterior a colheita atingia 72.7%, frente aos 52,8% deste ano, revelando um atraso significativo de -19,9% em relação à safra passada.

Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

Progresso da colheita

 

  • Piauí: Progresso de 3% (aumento de 3% em relação à semana passada); na safra anterior, a colheita estava em 10%, indicando uma redução significativa este ano.
  • Bahia: Progresso de 14.7% (aumento de 8.8% em relação à semana passada); na safra anterior, a colheita estava em 88%, refletindo um atraso considerável na safra atual.
  • Minas Gerais: Progresso de 99% (aumento de 1% em relação à semana passada); quase idêntico ao progresso da safra anterior.
  • Santa Catarina: Progresso de 90% (aumento de 8% em relação à semana passada); na safra anterior, já estava em 100%, indicando um atraso este ano.
  • Rio Grande do Sul: Progresso de 58% (aumento de 3% em relação à semana passada); na safra anterior, estava em 70%, mostrando um atraso na safra atual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.