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Feijão carioca ganha mais espaço nos pratos

“Ontem, os poucos produtores que possuíam esse tipo de Feijão-carioca podiam escolher compradores"


Empacotadores antecipam as compras Empacotadores antecipam as compras - Foto: Ibrafe

Em um cenário de oferta reduzida, os empacotadores estão antecipando compras para evitar agitações no final do mês, segundo o Instituto Brasileiro de feijão e Pulses (Ibrafe). O feijão preto, mais caro que no ano passado, mantém cotações elevadas, enquanto o feijão carioca, mais acessível, ganha espaço nas prateleiras.

“Em meio a um cenário de menor volume de produtos à venda, os empacotadores estão antecipando suas compras para evitar a agitação dos últimos dias do mês. O feijão preto, cerca de 25% mais caro do que no ano passado, mantém cotações entre R$ 380 e R$ 410. Por outro lado, o feijãofcarioca, mais acessível, ganha espaço nas gôndolas com valores aos produtores ao redor de R$ 350. Assim, a dança dos preços e a lógica das escolhas continuam a moldar nossas refeições”, comenta.

Enquanto isso, os produtores recorrem a métodos eletrônicos e densimétricos para viabilizar a comercialização, aumentando os custos. Apesar das dificuldades, os empacotadores conseguem manter níveis razoáveis de vendas em meio à valorização e negociação do produto.

“Ontem, os poucos produtores que possuíam esse tipo de Feijão-carioca podiam escolher compradores. Os empacotadores estão fazendo verdadeiros malabarismos no Centro-Oeste, buscando viabilizar o produto comercial com manchas de chuvas através de seleção eletrônica e densimétrica, muitas vezes repassando-o mais de uma vez, e o custo da mercadoria dispara. De maneira geral, os empacotadores têm mantido um nível razoável de vendas, apesar das dificuldades naturais em momentos de valorização e negociação”, conclui.
 

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