CI

Feijão caupi e açaí são contemplados no bônus da PGPAF em abril

Essa colocação beneficia os produtores com um bônus de desconto no financiamento junto ao Pronaf


Foto: Pixabay

Dois produtos foram incluídos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) no mês de abril: o feijão caupi, no estado de Mato Grosso, e o açaí, no Acre. Essa colocação beneficia os produtores com um bônus de desconto no financiamento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O percentual é calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a lista completa com os produtos contemplados foi divulgada nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial da União.

O programa beneficia os cultivos cujos preços recebidos pelo produtor ficaram abaixo da garantia. Entre os 15 itens listados em abril, houve alterações em alguns dos estados beneficiados. Além do açaí e do feijão caupi, os produtos contemplados nesta edição são: borracha natural cultivada (ES, MG, SP, GO); cana-de-açúcar (RJ, SP); castanha-de-caju (CE, PI, RN); girassol (RS); leite (AL, BA, CE, PB, PE, SE); manga (BA); mel de abelha (PI, RN, SE, MG, SP, PR, RS, SC, MS); milho (PR, RS, MT); raiz de mandioca (ES, SP); sorgo (MT); trigo (MG, SP, PR, RS, SC, DF, GO, MS); triticale (SP) e uva (RS).

A portaria com os valores do bônus mensal é divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que é responsável por repassar aos agentes financeiros. Nesta edição, o benefício entra em vigência a partir do dia 10 de abril, com validade até 9 de maio. Confira a lista completa na PORTARIA Nº 133, DE 4 DE ABRIL DE 2024, que indica os preços de garantia dos produtos e os percentuais de bônus nos estados contemplados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.