Feira de pequenas frutas acontece na semana que vem em Vacaria

Feira

Feira de pequenas frutas acontece na semana que vem em Vacaria

Destaque na produção de pequenas frutas no cenário regional, o município de Vacaria promove a 16ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel
Por:
65 acessos

Destaque na produção de pequenas frutas no cenário regional, o município de Vacaria promove a 16ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel, nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Mercado Público. Nesta mesma edição, acontecerá a 6ª Feira de Frutas Nativas do RS. Será colocada à disposição da população grande variedade de frutas in natura, como amora, mirtilo, morango, physalis, dentre outras, bem como seus derivados, chimias e sucos, culinária típica da região e mostras de artesanato.

O cultivo de pequenas frutas tem sido uma alternativa de renda na agricultura familiar do município, antes dominada pela pecuária de corte e o cultivo de grãos em pequena escala. Hoje, a produção destas frutas (amora, framboesa, mirtilo e morango) passa por um momento de crescimento em toda a região Sul, com destaque aos Campos de Cima da Serra.

?O cenário de comercialização de cada espécie é diferenciado, principalmente o do morango, a mais tradicional e mais consumida entre as pequenas frutas. O mercado para frutas in natura é bastante atrativo, exigindo organização, infraestrutura e logística para chegar ao consumidor, sendo que a maior parte da produção atual é destinada à indústria e congelamento. Na safra 2017/2018, os produtores de amora-preta da região de Vacaria encontraram dificuldades em colocar toda a produção para as indústrias da região, principalmente pela capacidade limitada de armazenagem de fruta congelada?, explica o técnico da Emater/RS-Ascar, Nicolas Brandt. 

De acordo com Brandt, o crescimento do cultivo de algumas espécies, como morango, mirtilo e framboesa, apresenta grande potencial de expansão e mercados muito receptivos. Em relação à amora-preta, a tendência é o aumento da oferta para o mercado de fruta fresca.

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Vacaria participa da organização e desenvolvimento dessa importante alternativa econômica para a região dos Campos de Cima da Serra. O apoio é da Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Embrapa e instituições de ensino do município.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink