CI

Feira de Touros deve fortalecer rebanho leiteiro do Triângulo Mineiro

Cerca de 40 animais de alta genética serão oferecidos aos produtores de Santa Juliana e região


A primeira Feira de Touros do Pró-Genética em Santa Juliana, município do Triângulo Mineiro, será realizada no dia 19, domingo, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que criou o programa há sete anos. Os produtores locais, em sua maioria, trabalham com gado de leite, mas conforme a previsão do escritório da Emater-MG deverá predominar a demanda por animais para a geração de bezerros de corte.


De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, Santa Juliana  conta com um rebanho de 5,564 cabeças de vacas ordenhadas e produção anual de 16,5 milhões litros, sendo a retirada diária da ordem de 9,9 litros/vaca, um dos mais altos índices do Estado. Com esse volume, as propriedades locais respondem por 24,5% da produção leiteira registrada no Triângulo Mineiro.  

Edson Luiz Paro, extensionista local da Emater, diz que os pecuaristas pretendem reforçar a produção local, e uma das alternativas é começar adquirindo touros para carne, que cruzarão com suas vacas. “Os bezerros e as bezerras gerados serão pesados e resistentes, valorizados pelos criadores de gado para abate. Com a receita obtida na venda dos machos, a propriedade terá condições de comprar fêmeas holandesas em produção ou quase prontas”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.