Feira de Touros deve fortalecer rebanho leiteiro do Triângulo Mineiro
CI
Agronegócio

Feira de Touros deve fortalecer rebanho leiteiro do Triângulo Mineiro

Cerca de 40 animais de alta genética serão oferecidos aos produtores de Santa Juliana e região
Por:
A primeira Feira de Touros do Pró-Genética em Santa Juliana, município do Triângulo Mineiro, será realizada no dia 19, domingo, informa a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que criou o programa há sete anos. Os produtores locais, em sua maioria, trabalham com gado de leite, mas conforme a previsão do escritório da Emater-MG deverá predominar a demanda por animais para a geração de bezerros de corte.


De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, Santa Juliana  conta com um rebanho de 5,564 cabeças de vacas ordenhadas e produção anual de 16,5 milhões litros, sendo a retirada diária da ordem de 9,9 litros/vaca, um dos mais altos índices do Estado. Com esse volume, as propriedades locais respondem por 24,5% da produção leiteira registrada no Triângulo Mineiro.  


Edson Luiz Paro, extensionista local da Emater, diz que os pecuaristas pretendem reforçar a produção local, e uma das alternativas é começar adquirindo touros para carne, que cruzarão com suas vacas. “Os bezerros e as bezerras gerados serão pesados e resistentes, valorizados pelos criadores de gado para abate. Com a receita obtida na venda dos machos, a propriedade terá condições de comprar fêmeas holandesas em produção ou quase prontas”, explica.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.