CI

Feira do Peixe de Livramento tem redução na oferta de carpas devido à estiagem

Em torno de 1,5 mil quilos de peixe foram ofertados ao público


Em Santana do Livramento, a Feira do Peixe da Associação Santanense de Piscicultores, que começou na quarta-feira (28/03) na praça General Osório, se encerra na quinta-feira (29/03). A atividade é feita em parceria com a Emater/RS-Ascar, prefeitura e visa comercializar carpa-capim, carpa-húngara e carpa-cabeça grande. Em torno de 1,5 mil quilos de peixe foram ofertados ao público.

O evento, que é tradicional na cidade tem por objetivo fomentar a atividade no município e no Estado, possibilitando que a população compre o peixe de alto valor nutricional com um custo bem baixo, além de ser uma fonte de renda para os piscicultores.

A iniciativa contava com a participação de oito piscicultores locais e iria ofertar em torno de 6 mil quilos de peixe. Mas, segundo o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Fábio Schilick, mesmo com a chegada da chuva, os produtores ainda sofrem os reflexos da estiagem, que impossibilitou a vinda de muitos produtores.

"Dos oito produtores apenas um consegui vir, muitos desistiram pela falta de água, por que para a despesca é necessário que o piscicultor baixe o açude e isso pode fazer com que falte água na propriedade. Então, tivemos uma redução de oferta devido à estiagem", salienta o técnico. Na ação, os animais foram abatidos pelo abatedouro municipal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.