CI

Feira na Amazônia irá discutir o açaí

Seminário durante a Frutal terá participação de diretor do Ibraf para debater sobre a cultura


Frutas nativas, consideradas exóticas para paladares acostumados com as frutas tradicionais, serão apresentadas na Frutal Amazônia que acontece de 25 a 28 de junho em Belém, no Pará. Devido a importância econômica da cultura do açaí para a região, este ano será realizado pela primeira vez o Seminário do Açaí, envolvendo temas como: Certificação orgânica; Financiamentos para a cadeia produtiva do açaí; Importância da gestão na agricultura familiar; e Cooperativismo como instrumento de organização da produção. Para moderar o debate em torno da fruta Sergio Menezes, diretor superintendente da região Norte do Instituto Brasileiro de Frutas – Ibraf, estará participando do evento.

Além do Seminário, grupos temáticos de trabalho serão estabelecidos em um dia de discussão visando integrar as principais demandas do setor. Os temas são: Qualidade do fruto do manejo a colheita; Comercialização; e Organização do setor produtivo. No final será elaborado um documento que contará com a assinatura do Secretário de Estado de Agricultura, Cássio Alves Pereira.

A Frutal Amazônia é realizada em conjunto com a Flor Pará, que em 2008 juntas atraíram 35.000 visitantes de 20 estados da federação e 150 empresas expositoras. Para este ano a expectativa dos organizadores é realizar mais de R$ 30 milhões em negócios nacionais e internacionais e impulsionar ainda mais as cadeias produtivas de flores e frutas da região amazônica.

Números

Segundo resultados divulgados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará – SEDECT, no primeiro trimestre deste ano as exportações de sucos de frutas do Estado obtiveram um crescimento de 203,57%, comparando-se com o mesmo período de 2008.

O açaí é o principal responsável pelo aumento das exportações de sucos. “A explicação para tal é o tremendo sucesso que o açaí tem alcançado no mercado americano. Ele é de longe o motivo que tem puxado a curva ascendente das exportações de frutas processadas do Pará”, afirma Raimundo Sergio Menezes.

As principais culturas desenvolvidas no Pará são açaí, abacaxi, cacau, cupuaçu, banana e pimenta do reino. O açaí e o cacau são os produtos mais exportados. As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro de Frutas – Ibraf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.