Feira Sabores do Paraná em Guaratuba teve 20 mil visitantes
CI
Agronegócio

Feira Sabores do Paraná em Guaratuba teve 20 mil visitantes

O volume financeiro movimentado pelo evento superou os R$ 180 mil em vendas
Por:
Cerca de 20 mil pessoas visitaram a edição da Feira Sabores do Paraná realizada em Guaratuba. Durante cinco dias (de 11 a 15), moradores do Litoral e veranistas conheceram e provaram produtos de 60 agroindústrias familiares do Estado – uma combinação de mais de mil itens, entre geleias, conservas, patês, embutidos, queijos, sucos e licores.


O volume financeiro movimentado pelo evento superou os R$ 180 mil em vendas, sendo que vários produtores e expositores fecharam negócios futuros. “Isso demonstra que as agroindústrias familiares estão abrindo novos segmentos de comercialização”, afirma Eder Dalla Pria, coordenador da feira e da Fábrica do Agricultor, programa de agroindústria familiar da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

Segundo uma pesquisa de avaliação, a nota dada pelos agricultores para a organização da feira foi 9,1. A pesquisa apurou também que 98% dos agricultores recuperaram todos os investimentos, 95% obtiveram lucros, 44% comercializaram todos os produtos, 48% fecharam negócios futuros e 100% participariam da feira novamente em 2013. “São dados importantes e que abalizam o trabalho e a estrutura desenvolvida para a realização das feiras em mais etapas durante o ano”, diz Dalla Pria.


Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, as feiras mostram ao consumidor, de uma maneira geral, que a agroindústria familiar do Estado está buscando e alcançando um espaço importante no mercado. “Além da diferenciação de sabores e preservação dos valores e traços das culinárias típicas, estamos auxiliando a dar sustentabilidade às pequenas e médias agroindústrias regionais. Isso ajuda a gerar renda, emprego e movimentar as economias de cada município em que o programa está sendo fomentado e desenvolvido”, afirma o secretário.

Existem no Paraná aproximadamente 302 mil propriedades rurais dedicadas à agricultura familiar, o que representa 81,6% do total de estabelecimentos agrícolas no Estado. São consideradas agroindústrias familiares propriedades de pequeno porte que realizam processamento artesanal, com pequena escala de produção, e são coordenadas pelos próprios agricultores ou mediante contrato de parceria. “As feiras, assim como o Programa Fábrica do Agricultor, são formas de profissionalizar o setor”, acrescenta Ortigara.


Promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura e Emater, a Feira Sabores do Paraná – Edição Litoral contou com o apoio da Prefeitura de Guaratuba, da rede de supermercados Condor, Itaipu Binacional, Agência de Fomento, Correios, Fundação Terra, Sanepar, Copel, Sistema Faep, Banco do Brasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.