CI

Feirantes de Santo Ângelo recebem orientações sobre boas práticas de fabricação de alimentos

Boas práticas de fabricação de alimentos foram abordadas em capacitação com feirantes.


Boas práticas de fabricação de alimentos foram abordadas em capacitação, na última quarta-feira (21/09), com feirantes de Santo Ângelo, que comercializam na Feira de Hortifrutigranjeiros do município. Além de promover o acesso à informação, a capacitação promovida pela Emater/RS-Ascar contribui para que alimentos com cada vez mais qualidade sejam oferecidos aos consumidores locais. Semanalmente são movimentados na feira de hortifrutigranjeiros, em média, R$ 21 mil em produtos. 

Atendendo à demanda apresentada pelo presidente da Associação de Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo, Vilibaldo Cargnelutti, representando os feirantes, a tecnóloga em Alimentos Eliane Schmidt e a tecnóloga em Desenvolvimento Rural Marita Minetto, que fazem parte da equipe multidisciplinar da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, conduziram a capacitação abordando diversos aspectos considerados fundamentais na manipulação de alimentos. "Demos ênfase às noções sobre as boas práticas de fabricação dos alimentos, pois é através delas que os produtos processados e colocados à venda pelos feirantes terão a qualidade tão almejada pelos seus consumidores", ressaltou Eliane, ao esclarecer também que as boas práticas de fabricação "são um conjunto de medidas que devem ser adotadas por quem processa alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos". 

Durante a capacitação foram abordados temas como a higiene dos manipuladores, microbiologia dos alimentos, limpeza de instalações e equipamentos e da caixa d?água, assim como o controle de pragas e vetores. 

A busca pela qualidade da água utilizada no processamento dos alimentos também teve uma ênfase especial, sendo que ela é fundamental para que as boas práticas de fabricação tenham seu objetivo alcançado. "A água é utilizada em praticamente todas as etapas do processamento de um alimento, portanto, se essa água estiver contaminada o produto final também será e as boas práticas de fabricação não terão seus objetivos alcançados", ressalta Marita.

O presidente da associação, Vilibaldo, comenta que esta capacitação faz parte de um conjunto de ações que estão planejadas para o grupo dos feirantes. Também estiveram presentes no encontro, o coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Ubiratan Alencastro e o médico veterinário da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, Domênico Weber Chagas.

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, através de sua equipe de técnicos, faz as orientações e acompanhamento da produção e das agroindústrias do município.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.