Fenasul em Esteio (RS) recebe primeiros animais
Demora no acesso ao parque desagradou aos expositores que anteciparam a entrada em um dia
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
Os primeiros animais que irão participar da 1ª Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul) começaram a chegar nesta segunda-feira (23-05) ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Às 5h30, quando desembarcaram 13 exemplares da raça Holandês, o serviço de inspeção sanitária estava fechado. Depois de sete horas de viagem desde Palmeira das Missões, os animais - de propriedade da Cabanha RC Gonçalves - e seus tratadores tiveram de esperar outras quatro horas até a chegada dos veterinários para vistoria e liberação do ingresso no parque. "Elas vieram participar do concurso leiteiro", informa o tratador Silvonei dos Passos. Para Joel Magalhães, veterinário da Cabanha da Maia, de Zuleica Torrealba, de Bagé, as 12 fêmeas Jersey, que chegaram às 6h, correm o risco de adquirirem mamite em decorrência do atraso. "Elas haviam passado o limite de 12 horas para a ordenha."
Para o chefe do Serviço de Feiras do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura (SAA), José Arthur Martins, tudo não passou de um mal-entendido de parte dos expositores. "Eles anteciparam a entrada no parque em, no mínimo, um dia. E a previsão era para a partir das 8h."
Segundo o chefe de Fiscalização e Defesa Sanitária do DPA, Nilton Rossatto, "a entrada dos animais a galpão era só a partir da quarta-feira". Ele e os veterinários chegaram ao parque por volta das 9h30. "Minha turma começaria a trabalhar nesta segunda-feira (23-05) pela manhã por causa da Feira de Terneiros e da entrada dos rústicos, que chegam no final da tarde." A atividade consiste na recepção e na conferência da documentação e em exames sanitários. "Se estiver tudo OK, podem entrar." Na parte da manhã, também desembarcaram seis eqüinos da raça Mangalarga, de propriedade do Haras VG, de São Leopoldo. "A expectativa é a mesma de todos os 160 exemplares da raça inscritos: a Expoleite é a feira do Mangalarga", destacou o proprietário do VG, Vitor Gay. Até 22h15 desta segunda-feira (23-05), 189 animais haviam entrado no parque, sendo 113 eqüinos e 76 bovinos (32 Jersey e 44 Holandês).