Um fenômeno raro conhecido como “acomodação do solo”, foi detectado em uma lavoura de soja no município de Amambai, localizado na região de fronteira com o Paraguai. O fenômeno abriu uma fenda de aproximadamente 200 metros, fazendo com que o solo na área atingida baixasse cerca de um metro em relação ao resto da lavoura.
Conforme informações do site A Gazeta News, o fenômeno atingiu a lavoura de soja da Fazenda Alegrete, distante 30 km da cidade. O produtor rural pode ter um prejuízo de pelo 55 sacas no local.
Além do barranco com borda de aproximadamente um metro que se formou ao longo da área, o solo no interior da região afetada também apresenta rachaduras o que indica que pode ocorrer novos afundamentos.
Com o risco de colocar maquinários para trabalhar no local, devido a instabilidade do solo, a única forma de realizar a colheita na área atingida passa a ser a manual.
O técnico agrícola da empresa Agrotec, Sérgio Costa Curta, apresentou uma explicação técnica para o fenômeno. A inconsistência do subsolo aliada à infiltração de água por conta das frequentes chuvas que tem caído na região é a explicação mais plausível para o afundamento da área.
"Fenômenos como esse já foram registrados em outras localidades do país e do globo terrestre, mas na região de Amambai é inédito, ou pelo menos não se tem notícia de casos semelhantes nos últimos quarenta anos", alega.