Fenômeno que não acontecia há 40 anos atinge lavoura de soja de MS
CI
Agronegócio

Fenômeno que não acontecia há 40 anos atinge lavoura de soja de MS

No país, fenômeno não acontecia há 40 anos
Por:

Um fenômeno raro conhecido como “acomodação do solo”, foi detectado em uma lavoura de soja no município de Amambai, localizado na região de fronteira com o Paraguai. O fenômeno abriu uma fenda de aproximadamente 200 metros, fazendo com que o solo na área atingida baixasse cerca de um metro em relação ao resto da lavoura.

Conforme informações do site A Gazeta News, o fenômeno atingiu a lavoura de soja da Fazenda Alegrete, distante 30 km da cidade. O produtor rural pode ter um prejuízo de pelo 55 sacas no local.

Além do barranco com borda de aproximadamente um metro que se formou ao longo da área, o solo no interior da região afetada também apresenta rachaduras o que indica que pode ocorrer novos afundamentos.

Com o risco de colocar maquinários para trabalhar no local, devido a instabilidade do solo, a única forma de realizar a colheita na área atingida passa a ser a manual.

O técnico agrícola da empresa Agrotec, Sérgio Costa Curta, apresentou uma explicação técnica para o fenômeno. A inconsistência do subsolo aliada à infiltração de água por conta das frequentes chuvas que tem caído na região é a explicação mais plausível para o afundamento da área.

"Fenômenos como esse já foram registrados em outras localidades do país e do globo terrestre, mas na região de Amambai é inédito, ou pelo menos não se tem notícia de casos semelhantes nos últimos quarenta anos", alega.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.