CI

Fepagro apresenta duas novas cultivares de soja na RPS-Sul

Cultivares devem ser liberadas para comercialização após acordo com a empresa Monsanto, responsável pela tecnologia de transferência de gens


Especialistas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) participam, de terça a quinta-feira (21 a 23/07), da 37ª Reunião de Pesquisa de Soja. O evento, que acontece na Faculdade de Agronomia da Ufrgs, discutirá a crise econômica mundial: impactos na produção de soja e oportunidades da agricultura de precisão e da produção de biodiesel.

Durante o encontro, o pesquisador Sérgio de Assis Librelotto Rubin apresentará duas novas cultivares de soja: FEPAGRO 36RR e FEPAGRO 37RR resultado de pesquisas realizadas na Fepagro Sementes, de Júlio de Castilhos. As variedades devem ser liberadas para comercialização após acordo com a empresa Monsanto, responsável pela tecnologia de transferência de gens.

A RPS-Sul tem como objetivo avaliar resultados, elaborar indicações técnicas e planejar a pesquisa com soja para a região Sul, integrando os programas das entidades de pesquisa, consideradas as peculiaridades inerentes às diferentes áreas de cada Estado. Os especialistas trabalharão em Comissões Técnicas, incluindo Genética, Melhoramento e Tecnologia de Sementes; Nutrição Vegetal e Uso do Solo; Fitopatologia; Entomologia; Controle de Plantas Daninhas; Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; e Transferência de Tecnologia e Socioeconomia. Serão elaboradas indicações técnicas e realizado o Seminário Técnico da Cadeia Produtiva da Cultura da Soja.

Além da Fepagro, participam da RPS-Sul a Faculdade de Agronomia e Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; a Emater-RS/Ascar; a Embrapa Soja, a Embrapa Clima Temperado, a Embrapa Trigo; a Universidade Federal de Santa Maria; a Fundacep; a Universidade de Passo Fundo; a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia de Santa Catarina (Epagri) e a Universidade de Cruz Alta.

Durante a RPS-Sul será celebrado o aniversário de 110 anos da primeira semeadura de soja no Rio Grande do Sul, realizada na região de Dom Pedrito, e os 111 anos da Faculdade de Agronomia da Ufrgs. As informações são da assessoria de imprensa da Fepagro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.