CI

Fepagro expõe novilhas da raça Franqueiro

A instituição trabalha para a formação de uma reserva genética


A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) está expondo duas novilhas da raça Franqueiro, nessa edição da Expointer. Os animais pertencem à Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Franqueiros (ABCBF) e estão sendo testados, junto a outros 18 exemplares, na unidade de Pesquisa de Viamão.

Segundo o diretor da unidade, Flávio Albite, a associação disponibilizou os animais para avaliação técnica e científica e utilização de sêmen e embriões. A instituição trabalha para a formação de uma reserva genética. O especialista explica que o Franqueiro é um gado bem adaptado aos campos nativos, que pode aliar sua rusticidade à precocidade de outras raças. “As características da raça são bem vistas para o cruzamento industrial”, afirma.

A unidade de Pesquisa de Santana do Livramento trouxe para a feira duas ovelhas da raça crioula, uma branca e outra preta. A iniciativa visa divulgar os cursos de elaboração de peças de vestuário, tapeçaria e outros acessórios a partir da lã rústica naturalmente colorida. Os cursos, realizados em parceria com a Emater/RS-Ascar, Senar e prefeitura de Santana do Livramento, tem por objetivo estimular uma renda alternativa para os pecuaristas familiares.

Os pequenos produtores enfrentam dificuldades para vender as lãs de ovelhas das raças Corriedale, Ideal, Roimney e Merino que apresentam pigmentação cinza, marrom e preta. Essa matéria-prima acaba sendo descartada pela indústria, pois o padrão é a coloração branca, considerada mais fácil de trabalhar no processo de tingimento. As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.