CI

Fepagro lança boletim técnico número 21

Na publicação, consta o monitoramento e controle de ácaros em videiras, métodos de controle, medidas quarentenárias, controle cultural, mecânico e químico, além do uso de produtos naturais e o controle biológico


Ácaros em videiras no Rio Grande do Sul é o tema do Boletim Técnico nº 21 editado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O trabalho tem autoria dos pesquisadores Fernanda de Oliveira de Andrade Bertolo, da Fepagro, Ana Paula Ott, da Ufrgs, e Noeli Juarez Ferla, da Univates.


Na publicação, consta o monitoramento e controle de ácaros em videiras, métodos de controle, medidas quarentenárias, controle cultural, mecânico e químico, além do uso de produtos naturais e o controle biológico. Os pesquisadores tratam, ainda, das perspectivas na pesquisa acarológica na cultura da videira no Estado.

- A constatação da presença de ácaros fitófagos nos vinhedos não significa que haja necessidade de se adotar alguma medida de controle, uma vez que o prejuízo econômico ocorre apenas quando as populações alcançam determinada densidade, afirma Fernanda. Segundo ela, para saber o momento certo de controlar cada espécie, deve-se fazer o monitoramento dos ácaros presentes nos vinhedos.


A íntegra do boletim pode ser conferida na biblioteca eletrônica http://issuu.com/fepagro/docs/acaros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.