CI

Fepagro/RS retoma circulação de revista científica agrária

Os cientistas ligados ao meio rural têm novo impulso para a divulgação de seus trabalhos


Os cientistas ligados ao meio rural têm novo impulso para a divulgação de seus trabalhos, com a revista Pesquisa Agropecuária Gaúcha (PAG), editada pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro/RS), que está retomando sua circulação. A publicação, lançada semestralmente, estava com a periodicidade defasada desde 2001 e agora os números estão lançados. Atualmente, estão disponíveis as duas edições referentes ao ano de 2003, condensadas em um único volume, e até metade deste ano deverá ser publicado o primeiro volume de 2004.

Segundo o chefe da Divisão de Comunicação Rural, Lauro Beltrão, a PAG é destinada a divulgação de artigos técnico-científicos inéditos, proporcionando a troca de informações entre pesquisadores. A publicação iniciou com a reunião de quatro revistas financiadas por órgãos que faziam parte do sistema estadual vinculado à agricultura e que realizavam alguns trabalhos de pesquisa. Com a revista, o Estado passou a ter seu segundo periódico de ampla abrangência nas ciências agrárias, dando espaço para múltiplas áreas do conhecimento que vão desde agrometeorologia até economia rural. Até então, apenas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mantinha uma iniciativa semelhante.

Beltrão comenta que o foco a PAG é estabelecer uma discussão mais aprofundada sobre os resultados com os meios universitários. Antes da divulgação, cada artigo passa por revisão de no mínimo dois especialistas que avaliam se o estudo desenvolvido seguiu uma metodologia de pesquisa correta, para assegurar que os trabalhos mantenham rigor científico. "A revista respeita os padrões internacionais, contendo a descrição de materiais, métodos e das discussões de resultados obtidos; permitindo que a pesquisa seja validada na comunidade científica", explica.

Mas a fundação também busca a proximidade com os produtores rurais, esclarece o coordenador. Todos os anos são lançados circulares, comunicados e boletins técnicos, visando à divulgação das pesquisas e de técnicas recomendadas junto aos agricultores.

No mais recente volume da PAG disponível, o leitor encontra 18 trabalhos, que abrangem desde agrometeorologia até a produção leiteira. A metade dos artigos é de equipes que envolvem pesquisadores da própria Fepagro. As outras matérias são de cientistas de universidades e outras instituições de pesquisa, garantindo um espaço plural para a promoção da ciência.

A retomada da periodicidade já rendeu um resultado positivo mais imediato. É que a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), feita sobre os periódicos científicos do país, elevou a PAG do conceito "C" para "B", recuperando o padrão. A revista também é indexada em sistemas de base de dados internacionais, sendo distribuída para diversas universidades estrangeiras. No Brasil, apenas quatro revistas de circulação internacional têm nota "A".

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3288.8050

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.