CI

Feromônio é alternativa no controle de insetos

Estratégia de atrair e eliminar pragas através do controle biológico


Foto: AAPPCE

O uso de feromônios no manejo integrado de pragas estão em evidência na edição desse ano da Bahia Farm Show. Grandes players agrícolas mundiais já utilizam essas substâncias químicas, que são produzidas naturalmente pelos insetos para comunicação entre eles, como uma forma inteligente de “atrair e eliminar” as ameaças às lavouras.

Uma das empresas que levou seus feromônios para apresentar na Bahia Farm Show 2022 é a startup de biotecnologia Provivi. A empresa, fundada em 2013 em Los Angeles (Estados Unidos), já atua em vários países, e no Brasil fechou parcerias com pesquisadores da Fundação MT, Unesp (Universidade Estadual Paulista) e outras instituições.

O principal produto da Provivi é o Pherogen (Acetato de (Z)-9-tetradecenila; Acetato de (Z)-11-hexadecenila). Esse feromônio é descrito pela fabricante como uma ferramenta para combater, de forma “sólida, eficaz e sustentável, as lagartas em plantações de algodão, milho e soja”.

Alexandre Develey, líder da Provivi no Brasil, explica que a lagarta-do-cartucho é considerada hoje a principal praga da cultura de milho e, por isso, o combate a esse inseto-praga deve ser uma das prioridades dos produtores rurais.

“A lagarta-do-cartucho ataca a planta desde sua emergência até a formação de espigas, causando enormes prejuízos para os produtores rurais. O Pherogen, produto da Provivi à base de feromônios, contribui diretamente para o controle biológico no campo, de forma mais barata e totalmente eficaz, a partir de matéria-prima renovável”, destaca Develey.

De acordo com Areadne Zorzetto, Head de Marketing da startup no Brasil e Argentina, a participação da Provivi na Bahia Farm Show é mais uma iniciativa da empresa para fomentar as boas práticas agrícolas e seus benefícios para o agronegócio brasileiro e para a sociedade. 

“A Provivi quer, constantemente, entender e solucionar os principais problemas do campo, com produtos sustentáveis e extremamente eficazes. Estamos comprometidos com os avanços do agronegócio, de forma sólida e em sinergia com o meio ambiente”, pontua.

A Bahia Farm Show 2022 ocorre na cidade de Luís Eduardo Magalhães entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Trata-se da maior feira de tecnologia agrícola das regiões Norte e Nordeste do Brasil e conta com mais de 360 empresas expositoras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.