Ferramenta ajuda a calcular preço da arroba
CI
Imagem: Marcel Oliveira
RENTABILIDADE

Ferramenta ajuda a calcular preço da arroba

Vantagem do uso da tecnologia é a possibilidade de, ao visualizar os dados, conseguir tomar rapidamente decisões no sentido de otimizar o processo de produção
Por: -Aline Merladete

A moeda do pecuarista é o boi gordo. Por isso, ele precisa ter em detalhes todas as informações do animal, assim como as despesas e receitas da propriedade, para saber o quanto custa produzir cada arroba. Para agilizar estes dados e esta conta e precificar com maior precisão, os agropecuários podem utilizar a iRancho, ranchtech brasileira que tem como missão aumentar a rentabilidade e produtividade do pecuarista através de soluções digitais. A ferramenta ajuda o agropecuário a calcular a arroba produtiva e entender a rentabilidade.

“A vantagem do uso da tecnologia é a possibilidade de, ao visualizar os dados, conseguir tomar rapidamente decisões no sentido de otimizar o processo de produção, até mesmo no meio da safra, com objetivo de aumentar a rentabilidade final. Como a pesagem é simples, utilizando as ferramentas da iRancho conseguimos mensurar rapidamente se é preciso melhorar uma nutrição ou até mesmo vender o animal ineficiente para não ter um gasto excessivo e perder dinheiro. Com o uso da plataforma os pecuaristas podem melhorar a produtividade no curral em 100%”, explica o zootecnista Natalino Cavalli Junior, cofundador da iRancho.

Entre os custos operacionais que podem ser lançados e mensurados pela tecnologia da iRancho estão fatores como nutrição (ração e sal), protocolos sanitários (vermífugo, vacina, entre outros), custos administrativos (fixos e folha de pagamento, por exemplo), custos de infraestrutura (maquinários e manutenções diversas da propriedade, por exemplo), entre outros.

Segundo Thiago Parente, cofundador e presidente da iRancho, é importante ressaltar que nem sempre quem investe mais irá ganhar em arroba no final do processo. “O segredo está realmente na gestão contínua do custo da arroba. Por meio do uso da tecnologia, é possível que esse custo seja frequentemente mensurado, corrigido e otimizado. Sem o recurso tecnológico o pecuarista não conseguiria ter esse controle e essa possibilidade de tomada de decisão. Hoje, estes aspectos são facilmente administrados, tornando-se essenciais para o equilíbrio e a saudabilidade da propriedade”, comenta Parente.

Fundada em 2016, a plataforma intuitiva de gestão pecuária da iRancho é a primeira a implementar o conceito de BPM (Business Process Modelling) para permitir que cada pecuarista consiga customizar os manejos de acordo com sua necessidade. Com isso, o iRancho traz um retrato exato da realidade de cada fazenda e da vida de cada animal, do planejamento reprodutivo ao embarque para abate. 

Ao armazenar todos os dados do ciclo de vida de cada animal integrado às outras disciplinas da produção, o iRancho permite que o produtor tenha uma visão 360 graus da fazenda, incluindo controle de animais, insumos, vacinação, medicamentos, nutrição e evolução do rebanho, além do acompanhamento de informações financeiras, o que torna a rotina do pecuarista mais eficiente e produtiva. 

A partir da coleta e organização dessas informações é possível tomar decisões mais assertivas que tragam mais rentabilidade e sustentabilidade à atividade. O acesso à plataforma pode ser feito por computador, tablet ou smartphone por meio de um navegador ou aplicativos e, quando aliado a outras tecnologias, como brincos de identificação por radiofrequência e balanças eletrônicas, o sistema elimina a possibilidade de erros na coleta de informações no momento do manejo.

“O segredo não é o que vai gastar, mas sim o que vai produzir investindo. Estamos em um período crítico de qualquer produção por conta da época de seca. E isso aumenta ainda mais a importância sobre o custo da arroba produzida”, finaliza Cavalli.

*informações assessoria.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.