Ferramenta pode detectar danos das geadas
CI
Imagem: Nadia Borges
TECNOLOGIA

Ferramenta pode detectar danos das geadas

Estudo foi feito na Austrália
Por: -Leonardo Gottems

Cientistas agrícolas e engenheiros da Universidade de Adelaide, na Austrália, identificaram uma nova ferramenta potencial para detectar danos causados por geadas em plantações de cereais. Sua pesquisa, publicada esta semana no jornal  Optics Express  , mostrou que eles podem examinar plantas de cevada com sucesso para detectar danos por geada de forma não destrutiva com tecnologia de imagem que usa ondas terahertz, encontradas entre ondas de micro-ondas, e infravermelho no espectro eletromagnético. 

"Estima-se que a geada custe aos produtores de grãos australianos US $ 360 milhões em perdas diretas e indiretas a cada ano", disse o líder do projeto, Professor Jason Able, da Escola de Agricultura, Alimentos e Vinho da Universidade. 

“Para minimizar perdas econômicas significativas, é fundamental que as decisões dos produtores sobre o corte da safra para feno ou a continuação da colheita sejam tomadas logo após a ocorrência dos danos causados pela geada. No entanto, testar grãos em desenvolvimento quanto a danos por congelamento é uma amostragem difícil, demorada e destrutiva”, completa. 

Danos por geada podem ocorrer quando os órgãos reprodutivos da planta são expostos a temperaturas do ar abaixo de 0 ° C durante a estação de crescimento, e a quantidade de danos depende da gravidade e da ocorrência de eventos de geada. 

Culturas de cereais como cevada e trigo mostram uma ampla gama de suscetibilidade aos danos causados por geadas com base na genética, práticas de manejo, condições ambientais e suas interações. Por exemplo, uma diferença de um grau na temperatura pode resultar em um aumento nos danos causados pela geada de 10% para 90% no trigo. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink