CI

Ferramentas digitais do Fundecitrus contribuem para o manejo mais assertivo e sustentável

Conheça as ferramentas digitais gratuitas desenvolvidas pelo Fundecitrus para o manejo de pragas e doenças mais assertivo e sustentável:


Foto: Fundecitrus

Conheça as ferramentas digitais gratuitas desenvolvidas pelo Fundecitrus para o manejo de pragas e doenças mais assertivo e sustentável:

Sistema de Pulverização Integrado do Fundecitrus – SPIF

A ferramenta disponibiliza informações aos citricultores para calcular o volume de calda e a dose de produto nas pulverizações para o controle das principais pragas e doenças dos citros. Também é possível calibrar o pulverizador e verificar se as aplicações estão sendo feitas de maneira correta e de acordo com os principais resultados de pesquisa do Fundecitrus. Os dados do sistema são baseados em pesquisas realizadas pelo Fundecitrus nos últimos 10 anos com pinta preta, cancro cítrico, podridão floral, psilídeo e leprose.

Disponível para download na Play Store ou em spif.fundecitrus.com.br.

Sistema de Previsão da Podridão Floral – PFC

Desenvolvido pelo Fundecitrus em parceria com a Esalq/USP e a Universidade da Flórida, o sistema coleta dados meteorológicos nos pomares, classifica o risco de ocorrência da doença e envia alertas que ajudam o citricultor a realizar as aplicações de fungicida no momento correto, evitando pulverizações desnecessárias, o que colabora para uma redução de até 75% das aplicações e dos custos de controle da doença.

Disponível em previsaopfc.fundecitrus.com.br.

Alerta Fitossanitário

O Alerta Fitossanitário é uma ferramenta que auxilia os citricultores no manejo regional do greening. O sistema organiza as informações sobre a população do psilídeo e da presença de brotações nas propriedades e regiões monitoradas. A população de insetos é quantificada quinzenalmente em mais de 31 mil armadilhas adesivas amarelas. Este serviço permite que os produtores identifiquem os locais e momentos críticos de ocorrência do inseto e tomem decisões mais precisas para o controle conjunto e regional do inseto.

Disponível em alerta.fundecitrus.com.br.

Sistema de Controle Externo do Greening – SICEG

O SICEG é um sistema para o gerenciamento e acompanhamento das ações externas de manejo do greening. Com ele, os produtores podem armazenar e gerenciar todas as atividades de visitas, substituições de plantas, liberações de Tamarixia radiata, entre outras ações desempenhadas no entorno das propriedades citrícolas.

Disponível na Play Store ou em siceg.fundecitrus.com.br.

Sistema de Gestão Fitossanitária

Aliado ao Alerta Fitossanitário, o Sistema de Gestão Fitossanitária auxilia o citricultor na organização e administração dos dados que envolvem o controle de pragas e doenças. Com ele, é possível gerar relatórios, gráficos e mapas personalizados para ter uma visão detalhada da fazenda a partir de diversas variáveis, informações que dão suporte ao planejamento de ações e melhores estratégias de manejo.

Disponível na Play Store ou em alerta.fundecitrus.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.