Ferro é essencial para o bom funcionamento fisiológico

ESPECIALISTA

Ferro é essencial para o bom funcionamento fisiológico

"Ele intervém na biossíntese da clorofila"
Por: -Leonardo Gottems
650 acessos

O ferro é um dos micronutrientes essenciais para o bom funcionamento fisiológico de uma cultura, segundo Jose Nolasco, Diretor de Estratégia e Inovação da Tradecorp International. Embora as plantas o requerem em pequenas quantidades, o ferro é um elemento chave no processo de transferência de elétrons durante a fotossíntese e outros processos metabólicos. 

“Por exemplo, a habilidade do ferro de mudar a valência de Fe + 2 para Fe + 3faz com que seja um elemento-chave no processo de transferência de elétrons durante a fotossíntese e outros processos metabólicos. Além disso, o ferro é um elemento estrutural de várias enzimas. Embora não faça parte da estrutura da clorofila, o ferro intervém em múltiplos estágios da biossíntese deste pigmento”, comenta. 

Além disso, Nolasco afirma que é por isso que as deficiências de ferro nas lavouras podem ser observadas como clorose, como amarelecimento das folhas, que se inicia nos tecidos mais jovens, já que o ferro não é um elemento muito móvel dentro da planta. Quando há deficiência de ferro, menos clorofila é sintetizada e a eficiência da fotossíntese é reduzida. Portanto, a planta tem perdas diretas em seu rendimento. 

De acordo com o especialista, mesmo que o ferro esteja disponível no solo e as plantas necessitam de poucas quantidades, as características de determinados tipos de solo fazem com que o ferro se condicione de maneira em que as plantas não conseguem absorver. Sendo assim, se torna necessária a fertilização. 

“O pH do solo é um dos condicionantes mais importantes em termos de disponibilidade, principalmente em solos com pH alcalino. No entanto, existem outros fatores que limitam a disponibilidade de ferro. Um exemplo disso, é a presença de carbonatos, fosfatos ou outros componentes que podem reagir, tornando-o insolúvel, de modo que é bloqueado ou fixado no solo e, portanto, não está disponível para a planta”, conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink