CI

Ferrugem asiática avança nas lavouras do Paraná

As chuvas no Estado estão contribuindo para o aumento dos casos da doença


As chuvas no Paraná estão contribuindo para o aumento dos casos de ferrugem asiática no estado. De novembro até ontem foram confirmadas 292 ocorrências, 40% do total registrado desde o aparecimento da doença em 2001. Na safra passada foram 245 casos. Em todo o País já são 546 ocorrências.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), ainda não houve grandes perdas na lavoura. "Os produtores estão identificando a ferrugem com rapidez, e iniciam a aplicação de fungicida antes de a doença comprometer a safra", disse a pesquisadora Claudine Seixas. Por outro lado, segundo ela, o número elevado de casos serve de alerta para todas as regiões.

Na lista dos 292 casos divulgada pela Embrapa Soja, cinco municípios aparecem com 15 ou mais ocorrências da doença, todos no Oeste. Mas a doença também se espalhou pelo Sudoeste, Centro, Norte, Norte Pioneiro e Centro-Sul do Paraná.

Em 2006, o custo da ferrugem chegou a R$ 4,56 bilhões em todo o Brasil, de acordo com a Embrapa Soja, o que inclui a perda de 2,9 milhões de toneladas de grãos e o gasto com fungicidas. No Paraná, a aplicação eleva em 8% o custo. Produtores que não usam o defensivo podem perder até 70% da safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.